Zoster: Alesp poderá votar PL sobre conscientização da doença

Iniciativa tem por intuito alertar sobre a doença. (foto)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) deverá votar o Projeto de Lei 1051/2015, de autoria do deputado Edmir Chedid (União), que institui a Campanha de Conscientização sobre o Zoster ou Herpes-zoster – também conhecido como “cobreiro”. A iniciativa está pronta para a Ordem do Dia – votação final em Plenário – desde abril de 2016.
O Projeto de Lei visa promover a divulgação em nível estadual das características da doença, das causas e dos tratamentos dos sintomas, bem como a indicação de medidas preventivas. A propositura já recebeu a aprovação das comissões permanentes de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) e de Saúde (CS).
Edmir Chedid explicou que a campanha será realizada por meio da veiculação de anúncios nos meios de comunicação, como internet e televisão, bem como cartazes e distribuição de cartilhas informativas nos estabelecimentos públicos e privados de saúde. “Também deverão ser promovidos cursos e palestras sobre o tema aos profissionais de saúde”, disse.
Segundo dados do SUS, são anualmente registradas, em nível nacional, cerca de dez mil hospitalizações por catapora e zoster. A dor associada à doença pode prejudicar o sono, impactando negativamente no trabalho e principalmente em atividades cotidianas do paciente. A taxa de mortalidade por complicações em adultos aumenta a partir dos 50 anos.

Doença
Herpes-zoster é uma infecção que resulta da reativação do vírus da varicela zóster de seu estado latente em um gânglio da raiz dorsal posterior. Os sintomas começam geralmente com dor ao longo do dermátomo afetado, seguida por uma erupção vesicular em dois a três dias que, com frequência, fornece o diagnóstico. O tratamento é feito com antivirais administradas em 72 horas após o início das lesões cutâneas.