Atibaia recebe visita da coordenadora de Educação Integral de Sobral (CE)

Encontro rendeu elogios por parte da coordenadora, além de trocas de experiências, já que Atibaia é referência em ensino integral no Brasil.

Na última terça-feira (6), Atibaia recebeu a visita da coordenadora de Educação Integral de Sobral (CE), Larissa Jordão. O encontro teve como objetivo promover o diálogo entre duas cidades que são referências nacionais na educação pública, além de ter sido uma valiosa troca de experiências.

Até o ano de 2020, a rede municipal contava com seis escolas de Ensino Fundamental em período integral, número que dobrou para 12 escolas neste ano. “É uma honra para a rede municipal de Atibaia receber a visita de uma representante da educação de Sobral (CE), uma grande inspiração para o nosso trabalho. Este encontro e a troca de experiências realizada fortalece e valida o trabalho desenvolvido em nossa rede com muito comprometimento e dedicação”, destacou Eliane Doratiotto, secretária de Educação de Atibaia.

Lembrando que em 2023, a Prefeitura de Atibaia aderiu ao “Escola em Tempo Integral”, programa do Ministério da Educação (MEC), complementando com recursos do município a verba destinada pela União para Atibaia. O status de Atibaia como cidade referência em Educação, inclusive, levou o município a apresentar, após convite do MEC, sua experiência na área durante o Ciclo de Seminários do “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”, evento realizado em Diadema/SP, em outubro do ano passado.

Como foi a visita?
O encontro começou com uma conversa entre a equipe pedagógica da Secretaria de Educação e a coordenadora, para apresentar o projeto em curso na cidade e dividir experiências.

Após isso, aconteceram visitas em três escolas da cidade que possuem ensino integral: EM Therezinha do Menino Jesus Silveira Campos Sirera, EM Professora Walda Paolinetti Lozasso e EM Educador Paulo Freire.

Além disso, foi apresentado o documento de referência “Educação Integral em Atibaia: concepções, desafios e proposições”. Este documento, escrito de forma coletiva, representa o compromisso com um modelo de cidade regida por igualdade de oportunidades, justiça social e diálogo entre gerações e culturas, sendo responsável por guiar a Educação Integral na cidade, conforme previsto no Currículo Municipal de Atibaia e no Plano Municipal de Educação.

Educação integral em Atibaia
Atualmente, do total de 63 unidades escolares da rede municipal, 41 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 14 contam com jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia.