Semana André Carneiro terminou com palestra sobre o início da animação no Brasil

Antes da palestra, foram exibidos anúncios da época, principalmente utilizando a animação em sua realização e que hoje são clássicos na área.

A Semana André Carneiro, em sua 11ª edição, terminou no sábado passado, no Centro Cultural André Carneiro, com palestra sobre a Lynxfilm, a produtora criada por Cesar Mêmolo Junior, que foi o homenageado dessa edição. O bate-papo ficou por conta de José Oscar Ferreira Cintra, que foi por muitos anos funcionário e amigo do Cesinha, como era conhecido o criador visual. A Lynxfilm foi pioneira na realização de anúncios publicitários para televisão e iniciou a história da animação, com a criação do Departamento de Animação, responsável pela formação da primeira geração de animadores publicitários brasileiros.

O Departamento introduziu várias das técnicas que se firmariam como padrões na produção brasileira de propaganda audiovisual, graças ao trabalho do desenhista, chargista e animador Ruy Perotti Barbosa. Antes da palestra, foram exibidos anúncios da época, principalmente utilizando a animação em sua realização e que hoje são clássicos na área, como Varig – campanhas do Seu Cabral (1967), Dom Quixote e Urashima Taro (1969); Drops Dulcora (1957); Fósforos Fiat Lux (1959); Casas Pernambucanas (1967); e Cobertores Parahyba (1963).
A produção da Lynxfilm como “escola” cinematográfica também foi abordada na palestra, além do início da carreira artística de Cesar Mêmolo em Atibaia e sua influência no histórico cultural do município. José Oscar Ferreira Cintra, que foi, por muitos anos, funcionário e amigo do Cesinha, como era conhecido, sintetizou uma história rica em episódios humanos, criativos e técnicos. A Lynxfilm começou em 1957, em pequena sala na Avenida Ipiranga em São Paulo. César Mêmolo detinha 90% do capital e seu tio, Amadeu Mêmolo Júnior, respondia por 10%. A empresa teve como nome inicial Lince Filmes Ltda, o mesmo do setor hoteleiro de seu pai e da estância em Atibaia.
Nos anos 60 a 80, a produtora funcionou como “abrigo” a significativa safra de cineastas brasileiros, principalmente depois do fim da Vera Cruz, criada em 1949 numa tentativa de implantar a indústria cinematográfica no Brasil. Cesar Mêmolo Jr voltou ao Brasil em 1955, depois de curso de direção, do qual era bolsista, no Centro Experimental de Cinematografia em Roma, já tendo codirigido o premiado longa “Osso, Amor e Papagaios”. Esse internacionalismo fez com que a Lynx fosse um celeiro nacionalidades variadas. José Oscar citou o fotógrafo Henry Edward Fowle, conhecido como Chick Flowle, que resolveu permanecer no Brasil mesmo com o fim da Vera Cruz.
A produtora abrigou atores, diretores, roteiristas, fotógrafos, assistentes de câmera, produtores, editores. Entre os nomes, estavam Roberto Santos (do filme “O Grande Momento”), Joaquim Pedro de Andrade, Galileu Garcia, Roberto Palmari, Francisco Dreux, Paulo Dantas, Jorge Monclair, Ugo Giorgetti, Paulo Parente, Célia Botelho, Wilson Botelho, Peter Gasper, Edney Silvestre, Ramiro Salles, Hector Sápia, Miguel Parente. A Lynx produziu mais de 10 mil filmes publicitários, 10 longas-metragens e 60 documentários de curta-metragem.