Prefeitura de Atibaia promove 2ª Semana da Matemática em Movimento

Ação realizada entre os dias 6 e 10 envolveu Educação Infantil e Ensino Fundamental e buscou estimular os mais de 16 mil alunos da Rede Municipal.

A Prefeitura de Atibaia promoveu nesta semana, entre segunda-feira (6) e sexta-feira (10), a 2ª Semana da Matemática em Movimento. A ação, que envolve a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, ocorreu nas 46 escolas municipais e 17 creches comunitárias conveniadas à rede municipal de ensino. Mais de 16 mil crianças participaram desta 2ª Semana da Matemática em Movimento.

Dia Nacional

A semana faz referência à data definida para comemorar o Dia Nacional da Matemática, celebrado em 6 de maio (data de nascimento do matemático árabe Malba Tahan, que viveu no Brasil no início do século XX) e instituído por uma lei federal em junho de 2013.

Proposta

A iniciativa busca despertar o olhar para o ensino da Matemática nas unidades da rede municipal de ensino. Conforme a Secretaria de Educação, a Semana da Matemática tem o intuito de transformar e despertar para a alfabetização e o letramento matemáticos, entendidos como instrumentos para a leitura do mundo, em uma perspectiva que supera a simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.

“A Semana da Matemática é muito importante porque a Matemática é uma coisa que a gente leva para a vida, a gente usa a Matemática para tudo, e se não aprendermos Matemática não conseguiremos fazer nada”, disse a aluna Brenda Victória, da EM Prof.ª Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim, durante a iniciativa.

“Eu estou achando muito legal, estamos aprendendo com as crianças, com os jogos, está sendo muito divertido”, afirmou a estudante Lorena Almeida, da EM Prof. Pedro de Alcântara Santos Silva, no decorrer da ação.

Atividades

Entre as atividades realizadas ao longo da semana de estímulo ao aprendizado da Matemática estiveram jogos como o tangram, uma espécie de quebra-cabeça educativo para desenvolver habilidades cognitivas, espaciais e matemáticas, além de estimular a criatividade e a imaginação.

“Nesta Semana da Matemática nós trabalhamos o tangram. Hoje mesmo nós estávamos fazendo uma competição de tangram, pegamos sete peças e aí tem que formar alguma coisa, como um cavalo, um gato, uma casa… A professora colocava uma imagem de um tangram no telão, tínhamos que montar e quem montasse primeiro ganhava”, descreveu o aluno Gabriel da Silva, da EM Padre Armando Tamassia. “É muito bom, porque a gente aprende tudo mais sobre a Matemática, e o tangram também é muito legal, tem que aprender porque um dia, quando você crescer, você vai usar umas contas de Matemática no seu trabalho ou alguma coisa assim”, complementou o estudante.

Formação

Na noite de quinta-feira (9), professores, professores da área e professores coordenadores-pedagógicos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil participaram de uma formação on-line sobre metodologia, para avaliar as aprendizagens de Matemática, com o professor doutor Douglas Dantas, em parceria com a Editora FTD Educação.

Objetivos

A Semana Municipal da Matemática em Movimento tem como principais objetivos promover a valorização e a importância do estudo da Matemática na vida das pessoas; incentivar a aprendizagem da Matemática por meio de atividades lúdicas, desafiadoras e interativas; estimular a reflexão sobre a presença da Matemática em diversos aspectos da vida, desde a resolução de problemas cotidianos até as aplicações em diversas áreas do conhecimento; proporcionar momentos de integração entre estudantes, professores e comunidade em torno do ensino e da aprendizagem da Matemática; e possibilitar a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais da área, com o intuito de promover o aprimoramento e a atualização constante da prática pedagógica.

“Eu acho que a Semana da Matemática está sendo muito legal, porque é uma maneira de a gente aprender com jogos. Eu gostei mais de aprender sobre a Matemática, porque tem vários jogos de divisão e mais coisas”, resumiu o estudante Eduardo Vieira, da EM Prof. Pedro de Alcântara Santos Silva, durante a iniciativa da Prefeitura.