Anna Luiza Calixto fará parte do Festival Literário de Atibaia

Através da Secretaria Municipal de Cultura de Atibaia, vai acontecer o Festival Literário 2024, ocupando a cidade com atividades, intervenções, lançamentos de obras, contações de histórias, palestras e apresentações difundindo o poder de transformação da leitura na vida das pessoas.
Uma dessas atividades vai ser apresentada pela escritora, palestrante e colunista do Jornal O Atibaiense Anna Luiza Calixto, que contará a história do seu sétimo livro, Por que Maria não vai com as outras?, no hall do Cine Itá no dia 27 de abril (sábado) às 10h. A entrada é franca, aberta ao público e a classificação indicativa é livre para todos os públicos. O Projeto Bem me quer espera receber crianças de toda a cidade para conhecer a Maria, protagonista do livro, e sua história de enfrentamento ao bullying.
A autora entra em cena com uma boneca de crochê bem grande, costurada em linha azul com um suéter listrado em amarelo e vermelho e um all star com meias compridas. É a própria Maria, uma ovelha cujas ideias mirabolantes e planos incríveis não parecem caber no curral que ela divide com todo o rebanho, que não parece aceitá-la do jeito que é… Infelizmente é assim que começa o bullying, seja na fazenda da Maria ou nas escolas de todo o Brasil.
“A história da Maria não vive apenas nas páginas do livro, mas se repete nas vivências escolares e comunitárias de muitas crianças e adolescentes de todos os lugares do mundo. O bullying começa com o desrespeito e só pode terminar quando plantamos a semente da empatia e da cultura de paz. É o que faremos no Festival Literário.” – conta Anna ao Jornal O Atibaiense.
A contação da história aborda diferentes temáticas transversais dos direitos das crianças, discutindo a importância da escola na construção de uma geração socializada de maneira mais pacífica e acolhedora, além de pautar a necessidade do convívio com a diversidade para se enxergar a potência no que há de diferente no outro.
O bullying e o cyberbullying foram tipificados como crimes no Código Penal brasileiro através de projeto de lei sancionado em janeiro deste ano, o que torna a discussão do tema ainda mais urgente e necessária desde o berço. A contação da história também aborda os prejuízos que o bullying traz à saúde mental infantojuvenil.
Para acessar a programação completa do Festival Literário basta acessar o website oficial da Prefeitura de Atibaia.

SERVIÇO
Local: Hall do Cine Itá
Horário: 10h
Data: 27 de abril (sábado)