Morador da praça do Jardim do Lago registra aparição de escorpião amarelo

Este incidente não é apenas um caso isolado, mas um sintoma de um problema maior.

Foto reprodução de vídeo de leitor enviado a nossa redação.

Um visitante indesejado causa apreensão entre os moradores do Jardim do Lago: o escorpião amarelo, Tityus serrulatus, um dos mais venenosos do Brasil, foi avistado na praça do bairro. O fato foi noticiado pelas redes sociais.

O escorpião amarelo é conhecido pela potência de seu veneno, capaz de causar graves complicações de saúde, principalmente em crianças e idosos. A sua aparição em um espaço público frequentado por famílias, crianças brincando e animais de estimação, acende um alerta. É um lembrete severo dos riscos que pragas urbanas podem representar em áreas urbanas. Casos em outros bairros foram registrados por leitores e relatados a nossa reportagem.

Este incidente não é apenas um caso isolado, mas um sintoma de um problema maior. A urbanização acelerada, o acúmulo de lixo e restos de construção, associadas ao forte calor e a grande umidade dos últimos dias, cria o cenário perfeito para que situações como esta ocorram. É imperativo que a Prefeitura de Atibaia adote uma abordagem proativa trabalhando na prevenção.

 

Nota da Prefeitura

A Prefeitura de Atibaia esclarece que casos como esse, em que o escorpião está presente e há um risco iminente ao munícipe, deve-se evitar qualquer manipulação e procurar imediatamente a Defesa Civil (199) ou a Vigilância Ambiental (995285915 – WhatsApp) para eliminação do risco.

Em casos de possíveis focos a reclamação deve ser feita para a Ouvidoria Municipal, via 1Doc (https://atibaia.1doc.com.br/atendimento).

A Prefeitura reforça que está tomando as medidas necessárias como limpeza e roçada dos locais, além de orientar a população quanto a importância de evitar jogar lixo em terrenos e fazer a limpeza frequente do mesmo, caso seja particular.

Lembrando que caso seja picado por um escorpião, procure imediatamente a Santa Casa, que faz parte do Mapa do Soro, do governo do Estado de SP, por ser o local mais preparado para atender este tipo de ocorrência.