Os desafios da República

Há exatos 134 anos, ecoava por terras brasileiras um grito que ressoaria na história como um marco de mudança: a Proclamação da República. Em 15 de novembro de 1889, o Brasil abandonava os resquícios monárquicos e abraçava um novo caminho, pavimentando os alicerces do regime republicano.
Esse episódio, conduzido pelo Marechal Deodoro da Fonseca, simbolizou não apenas a troca de governantes, mas o início de uma era que prometia governar para e pelo povo. A república, em sua essência, almejava representar os anseios da sociedade, erguendo-se como um farol de igualdade, liberdade e progresso.
Ao longo desses anos, o Brasil enfrentou desafios e celebrou conquistas, mas a estrutura republicana permaneceu como um esteio, sustentando o país em sua jornada. O sistema democrático, fundamentado na participação cidadã e na alternância de poder, proporcionou estabilidade política e alicerçou o desenvolvimento social e econômico.
O Brasil, ao adotar a República como sua forma de governo, abraçou a promessa de uma nação mais justa e igualitária. Essa promessa, entretanto, requer constante vigilância e engajamento cívico. O aniversário da Proclamação da República não é apenas uma celebração histórica, mas um convite à reflexão sobre o presente e o futuro.
Atibaia teve seus ilustres republicanos e, entre os nomes estão Dr. Olímpio da Paixão eAprígio de Toledo, que já defendiam o sistema antes da proclamação. Na Convenção de Itu, em 1873, três atibaianos que, apesar de não moraremmais na cidade à época, participaram do encontro: Ladislau Antônio de Araújo Cintra,Dr. Antônio Francisco de Araújo Cintra e Tristão da Silveira Campos.
Dr. Olímpio da Paixão foi o presidente do Conselho da Intendência, órgão criado
para administrar a cidade no novo sistema político. O primeiro intendente eleito foi José
Francisco de Campos Bueno, mais conhecido como José Bim. O cargo de intendente era
o equivalente hoje a prefeito.
A Proclamação da República é um marco, mas o sucesso contínuo da república depende do comprometimento diário de cada cidadão.Que possamos aprender com os erros e acertos do passado, renovando nosso compromisso com a construção de uma República que verdadeiramente represente e sirva ao povo brasileiro.