Saulo Pedroso tomará posse esta semana como primeiro deputado federal de Atibaia

O ex-prefeito Saulo Pedroso será o primeiro, desde que a República foi instituída, a representar a cidade no Congresso Nacional.

O Atibaiense – Da redação

Até o final desta semana, Saulo Pedroso tomará posse como deputado federal na Câmara dos Deputados em Brasília. A informação foi confirmada pelo próprio novo parlamentar, em entrevista ao jornal O Atibaiense. Com a posse, Saulo se tornará o primeiro deputado federal pelo município desde a instituição da República no país.
Na segunda-feira, dia 25, o governador Tarcísio de Freitas publicou Decreto efetivando a nomeação de Marco Bertaiolli para o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A posse ocorreu nesta quinta-feira, dia 28. Com a posse realizada, é preciso agora que o suplente do até então deputado federal assuma sua cadeira na Câmara dos Deputados. E este suplente é Saulo, cuja posse deverá acontecer ainda na próxima semana.

 

 

Nas eleições de 2022, Atibaia teve, pela primeira vez, um candidato a deputado federal da cidade. Saulo Pedroso obteve 80.186 votos no total, o que o colocou como o 1º suplente do PSD, partido que elegeu três deputados federais por São Paulo. Com a saída de Bertaiolli, Saulo agora assume definitivamente a cadeira.
“Fui vereador, presidente da Câmara, prefeito e me coloquei à disposição de ser pela primeira vez na história o deputado federal eleito pela cidade de Atibaia. Então eu acho que a minha trajetória deixa de maneira clara e evidente o meu compromisso com a cidade de Atibaia. Não só o meu compromisso, mas o compromisso de todos aqueles que caminham comigo, todos aqueles que estão juntos nessa aliança que temos construído, as lideranças que têm encaminhado conosco e que com certeza absoluta não medirão esforços para fazer de Atibaia uma cidade cada vez melhor”, destaca Saulo sobre seu compromisso com Atibaia, cidade onde mora, construiu a trajetória política e obteve 25.041 votos, o que representa 30,81% dos votos válidos para deputado federal no município.
Saulo ressalta que também deve ter um trabalho voltado para toda a Região Bragantina e para o Circuito das Águas, onde sua votação foi expressiva. “A prioridade no começo do mandato é me posicionar dentro da atual Legislatura, que começou em fevereiro e que já vem debatendo temas importantes de repercussão nacional, reformas e que no final do ano vai ter que aprovar o primeiro orçamento do atual governo (orçamento de 2023 foi aprovado pelo governo Bolsonaro). De início, devo levantar todas as demandas para fazer esse trabalho de articulação, de mobilização das necessidades das cidades da região principalmente e também das cidades que me apoiaram na eleição”, conta.
Ele explica que deverá fazer a gestão dessas demandas em Brasília e entender como poderá ajudar trabalhando a liberação de recursos, a busca por programas que o governo federal tem disponibilizado de transferência de recursose o fortalecimento de serviços que são fundamentais, principalmente os serviços da saúde na região. “É uma preocupação muito grande a falta de retaguarda, de estrutura, para todas as nossas cidades na área da saúde. Inclusive eu quero priorizar na indicação das minhas emendas os serviços da saúde. Mas acho que o mais importante, como o mandato começou em fevereiro, é tentar me posicionar dentro da bancada do PSD como uma liderança que representa o Estado de São Paulo como um todo na condição de fazer o debate de temas de repercussão nacional”.
Saulo complementa que, além da Região Bragantina e do Circuito das Águas, deve trabalhar no entorno da Região Metropolitana de Campinas “que me apoiou muito”.
O futuro deputado também já está planejando o ajuste de equipe e de logística no deslocamento. “É um trabalho de organização para que o mandato seja efetivo, presente na base, na proximidade com as pessoas e automaticamente colocando essa energia e essa disposição acumulada ao longo de toda essa minha trajetória a serviço da nossa população”.
Saulo ressalta que não é possível citar os nomes de todas as cidades com as quais tem compromisso. “Até porque eu fui votado em muitas cidades, mas o parlamentar primeiro tem que ter clareza que representa também a federação, o Estado de São Paulo. O Estado tem 70 deputados federais na Câmara e eu serei um dos 70 que vai defender os interesses, mas com foco, participação e um diálogo mais presente na Região Bragantina e no Circuito das Águas, que foram as duas regiões nas quais eu tive a maior parte da minha votação”.
Ao falar de Atibaia, diz ter um carinho muito especial pela cidade. “A minha trajetória política se inicia aqui. Foi a cidade que me deu a oportunidade de construir essa projeção. Não medirei esforços de poder trabalhar, de colocar toda essa disposição a serviço de maneira muito especial de Atibaia”.

ELEIÇÕES DE 2024
O nome de Saulo vinha sendo colocado como um dos principais na disputa pela Prefeitura de Atibaia nas eleições municipais de 2024. Mas como agora vai assumir como deputado federal, fica a dúvida: Saulo tentará ser prefeito novamente ou não?
“Na reunião que fizemos com as nossas lideranças, eu deixei muito claro que nós temos hoje, com esse mandato, musculatura política, articulação e apoio de lideranças cuja importância é significativa e consegue ajudar a construir uma candidatura forte, viável e comprometida com a cidade, diferente do que está acontecendo com a atual gestão, que a meu ver simplesmente abandonou a estratégia de crescimento, de planejamentode investimento e de priorização das demandas de Atibaia e enfrentamento dos seus desafios”.
Saulo ressaltou que não faz sentido abrir mão da vaga (de deputado federal) para ser candidato a prefeito, mas emendou: “sou um cara de grupo e tenho clareza que o meu nome é o mais forte para disputar as eleições dentro do nosso grupo. Se for necessário, eu sou um soldado desse time e quando a gente fala de se dedicar na política para fazer do nosso país um país melhor, a gente começa construindo uma cidade melhor. Para ter um país melhor nós temos que ter uma cidade melhor e se o desafio ali na frente for o desafio de ter que ser prefeito de Atibaia de novo, que é uma missão e uma tarefa nobre, eu sou um soldado do grupo e nós vamos avaliar essa possibilidade”.
Caso não seja candidato a prefeito, já tem sido ventilado que a dupla potencialmente favorita do grupo é composta por Daniel Martini e Simone Pedroso. Por enquanto, Atibaia ganha um deputado federal.