Em dois dias, duas curicacas chegaram ao Cras da Mata Ciliar

Presente em grande parte do Brasil onde haja vegetação aberta e lagoas ou solos pantanosos, a curicaca é uma ave conhecida pela beleza de seu canto e seu aspecto físico. Mas, devido a devastação ambiental que diminui gradativamente os habitats naturais, dois indivíduos chegaram ao Cras da Mata Ciliar, em apenas dois dias, sendo ambos resgatados e entregues pela Guarda Municipal de Jundiaí.

A primeira curicaca foi encontradacaída no quintal de uma residência,na última terça-feira (24), sem conseguir voar e com piolhos, permanecendo sob os cuidados de nossa equipe. Já a segunda foi vista caindo de cima da antena de uma residência, na quarta-feira (25), porém, não resistiu aos ferimentos e, infelizmente, veio à óbito.

A curicaca é um importante agente ambiental, possuindo uma alimentação variada que ajuda no controle de outras espécies, como ratos, pequenos lagartos, centopeias, aranhas, insetos adultos e larvas, entre outros invertebrados.

O município de Jundiaí possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

MATA CILIAR

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.