Espetáculo ‘Tião, Meu Glorioso Café’ abre temporada 2023 no Casarão em Atibaia

Escritor, ator e professor de teatro Arthur Acosta Baldin apresentam peça no sábado, 25 de março, às 19h30; com entrada gratuita, ingressos devem ser retirados pelo público com 30 minutos de antecedência no espaço cultural .

Foto: Gabriela Menezes Zimbres

A experiência de absorver os limites impostos pela deficiência de forma sensível e humana através da arte. Essa a proposta levada ao palco pelo escritor, ator, e professor de teatro Arthur Acosta Baldin no espetáculo “Tião, Meu Glorioso Café”. O espetáculo chega pela primeira vez a Atibaia com sessão única no Casarão “Julia Ferraz” no sábado, dia 25 de março, às 19h30. A entrada é gratuita. Os ingressos dev em ser retirados com meia-hora de antecedência na sede do espaço cultural.

Baldin compartilha ao público toda a vivência e desafios que lhe foram impostos a partir do diagnóstico de anoxia – ausência de oxigenação no cérebro –, no pós-parto, o que resultou em um leve déficit em sua coordenação motora. Nascido em uma família que adora tomar café, o ator e dramaturgo usou a relação íntima com a bebida para criar “Tião”, personagem em que se inspira para demonstrar que as deficiências podem ser su peradas com criatividade, empenho e bom-humor.

“Tião, Meu Glorioso Café” surgiu como ferramenta para despertar a atenção das pessoas com deficiência (PCDs), independente de qual seja, sobre realidades, pontos de vista e que há caminhos para o que muitos acham impossível. Arthur Baldin expõe no teatro os obstáculos dolorosos e até mesmo tristes vividos por ele de uma maneira simples, objetiva e com a leveza da comédia.

Trata-se de um espetáculo que pode ser visto com graciosidade, sem perder sua profundidade e que busca abrir os olhos da sociedade sobre a presença de uma minoria escondida formada por pessoas com deficiência.

“Tião, Meu Glorioso Café” tem 40 minutos de duração com faixa indicativa para pessoas a partir de 10 anos de idade. A peça conta acessibilidade para surdos (Libras).

O espetáculo é viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo. Além de Atibaia, no dia 25 de março, a turnê prossegue com apresentações em Guararema-SP (1/4), além de Amparo-SP, São Paulo e Mogi Mirim com datas ainda indefinidas.

SOBRE ARTHUR ACOSTA BALDIN

O escritor, ator e professor de teatro Arthur Acosta Baldin é natural de São Paulo e autor e ator da peça “Tião, Meu Glorioso Café”. Ele é formado em Comunicação das Artes do Corpo e Pós-graduado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Atuou, dirigiu e escreveu a peça “Segismundo ExtemporÂneo”, apresentada em 2022 no Programa Praças, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo.  Além disso, participou da semana “Modos de Acessar”, com o coletivo Libertas, fundado em 2020 por ele e outros artistas.

Arthur Baldin ainda atuou na Cia. Mirante de Arte, onde foi protagonista da média metragem “Des.Conecte-se”, além de montar a peça “Religando-se”, também com a Cia. Mirante da Arte. É ator-diretor do espetáculo “Auto da Compadecida”, de 2019, e colaborador do Jornal “O São Paulo”.

Como professor, Arthur Baldin trabalhou no Colégio Piaget, 2020 e 2021, e auxiliar no Colégio Oswald de Andrade. Integra o Programa de Iniciação Artística (PIÁ/2022), como Arte Educador (AE), programa promovido pela Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.

Ficha Técnica
Espetáculo: “Tião, Meu Glorioso Café”
Ator e autor: Arthur Acosta Baldin
Duração: 40 minutos
Classificação: 10 anos
Produção e produção executiva: Diego Mozer
Identidade visual: Gabriela Zimbres
Comunicação: Rota Comunicação e Assessoria
Projeto viabilizado pelo Programa de Arte Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo

Serviço
Espetáculo: “Tião, Meu Glorioso Café”
Local: Casarão “Julia Ferraz”
Endereço: Rua José Lucas, 11, Centro, Atibaia-SP
Dia: 25 de março, sábado
Horário: 19h30
Entrada: Gratuita
*Retirada dos ingressos deve ser feita com 30 minutos de antecedência
*Espetáculo com acessibilidade para surdos (Libras)

Informações: (11) 9.9750-2378 (Maíra)