1º Encontro de Proteção à Pessoa Idosa acontece no dia 31

Evento em parceria com a OAB-SP contará com palestras no dia 31 de março, no Centro de Referência da Educação (Rua Bruno Sargiani, nº 100).

A Prefeitura de Atibaia realizará no dia 31 de março o 1º Encontro de Proteção à Pessoa Idosa, com palestras ministradas pela equipe da previdência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), por representantes do Código do Consumidor e técnicas do Conselho Regional de Medicina (CRM). Na ocasião também será lançada a Cartilha de Proteção ao Idoso e haverá apresentação dos serviços municipais destinados aos idosos.

 

 

O evento, que será finalizado com debates, vai ocorrer a partir das 14h no Centro de Referência da Educação – CRE “Prefeito Flávio Callegari” (Rua Bruno Sargiani, nº 100, Vila Rica).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o envelhecimento da população no mundo é uma conquista de políticas públicas de Assistência Social e de Saúde. No município de Atibaia estima-se que a população idosa corresponda a 16,13% da totalidade. Na perspectiva do aumento da longevidade da população, é importante que sejam disponibilizados benefícios para garantir um envelhecimento saudável e em condições dignas.

Para isso, a Prefeitura de Atibaia tem realizado diversas ações. No final do ano passado, assinou convênio para a implantação no município de equipamento comunitário de moradia gratuita para idosos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Também em 2022, a Administração Municipal reformou prédio do Centro de Convivência da Terceira Idade – CCTI “Rosa Aparecida Panzone”, que é referência quando se trata de envelhecimento ativo e saudável.

Além do CCTI, a Prefeitura de Atibaia oferece outros equipamentos e iniciativas como o Conselho Municipal do Idoso, Centro Dia do Idoso (CDI), programa Atibaia Ativa e Academia da Saúde, que compõem uma rede de fomento a ações de fortalecimento do papel social da pessoa idosa, contribuindo para uma postura mais ativa e saudável diante do envelhecimento.

Com um investimento de mais de R$ 1,3 milhão em recursos próprios, a Prefeitura de Atibaia está também reformando a antiga “Piscina do Cabral” e transformando o local no Complexo Esportivo para o Idoso “Jean Madeira” – um equipamento aquático que será ligado ao complexo esportivo do Atibaia Jardim (Ginásio de Esportes Dr. José Aparecido Ferreira Franco), oferecendo um novo espaço para práticas esportivas e convivência para os idosos.