Atibaia anuncia vacinação de adolescentes de 15 a 19 anos contra a Meningite C
Campanha até o final de fevereiro é direcionada aos jovens desta faixa etária que não tenham recebido a vacina anteriormente.
Conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde, Atibaia vai iniciar nesta terça-feira (24) a vacinação contra a Meningite C em adolescentes de 15 a 19 anos, de forma temporária, considerando que são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade.
A campanha é direcionada aos jovens desta faixa etária que não tenham recebido a vacina anteriormente. Essa imunização ocorrerá enquanto durar o estoque municipal, devendo ser finalizada no máximo até fevereiro de 2023. Sendo uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.
Essa mesma vacina continua a ser aplicada também em trabalhadores e estudantes da área da saúde (temporariamente até fevereiro de 2023) e estará disponível em todas as unidades de saúde. Como parte do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, a vacina contra a meningite meningocócica C deve ser aplicada nos bebês em três doses: aos 3, 5 e 12 meses de idade.
A transmissão da Meningite C acontece através de contato direto com a pessoa infectada, por meio de secreções respiratórias. Geralmente, o período de incubação da doença é, em média, de sete dias. Em bebês, os sintomas mais comuns são sonolência, irritabilidade, febre, vômito e mal-estar geral. Em outras faixas etárias, febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, vômito, dor nas articulações, pressão alta e convulsões podem aparecer.
A queda da cobertura vacinal contra a doença nos últimos anos foi drástica: a aplicação da vacina meningocócica C (conjugada) em menores de um ano de idade caiu, em apenas cinco anos, de 87,4% para 47% no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde do final do ano passado.