Atibaia inicia programação de Natal com peça teatral, Papai Noel, decoração e iluminação

Programação cultural de Natal conta com uma dezena de atrações até 23 de dezembro; luzes e enfeites natalinos decoram tradicionais pontos do município até 10 de janeiro de 2023.

A programação de Natal deste ano elaborada pela Prefeitura da Estância de Atibaia está recheada de atrações culturais distribuídas ao longo de todo o mês de dezembro na cidade, além de cinco pontos tradicionais do município com decoração e iluminação natalinas que permanecerão instaladas até o dia 10 de janeiro.

Com início neste final de semana, a programação cultural segue até o dia 23 de dezembro com diversas atrações que prometem encantar adultos e crianças, como apresentações natalinas, peças teatrais, orquestras e corais para divertir a população, além do Papai Noel – tudo de forma gratuita e em espaços públicos de Atibaia.

A primeira apresentação, a peça teatral “A Fábrica dos sonhos”, acontece neste sábado (3), em frente ao Centro Cultural André Carneiro (Rua José Lucas, nº 28, Centro), às 17h. Em seguida, às 18h30, dentro do Centro Cultural, o Papai Noel começa a receber as crianças – e ele estará no local até o dia 23 de dezembro, das 19h às 22h.

Durante a próxima semana, a Intermusic Escola de Música convida a população de Atibaia para prestigiar o Grande Coral Virtual Especial de Fim de Ano, iniciativa que busca valorizar a cultura musical local em época natalina. A apresentação acontecerá na terça-feira (6), às 20h, no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro), como parte do espetáculo “Novo Tempo”, do Coro Cênico Intermusic Atibaia, e contará com a participação virtual, por telão no palco do Cine Itá, do Grande Coral Virtual.

As luzes e os enfeites natalinos decorarão tradicionais pontos do município a partir deste sábado (3). Na Praça da Matriz e na praça/coreto do Centro Cultural André Carneiro (onde estará o Papai Noel) haverá árvores naturais iluminadas, estrelas, laços, caixas de presentes e um Papai Noel de fibra de vidro de três metros para o público fotografar de pertinho. A praça da Santa Casa de Atibaia também receberá decoração este ano: uma árvore de sete metros com luzes e enfeites iluminará o ambiente, com diversas árvores naturais no entorno também decoradas.

A praça do Mercado Municipal também terá pontos de luz espalhados no coreto e seu entorno, além de laços vermelhos e caixa de presente, trazendo o clima e o charme natalino mais próximos das ruas comerciais da cidade. O Complexo Santa Clara também estará enfeitado para o fim de ano: o local receberá uma árvore de sete metros, caixa de presente, estrela e árvores naturais iluminadas para o público apreciar e fotografar.

No Fundo Social de Solidariedade de Atibaia, o clima natalino estará garantido com iluminação e decoração nos pinheiros naturais, bem como adereços, microlâmpadas em led, esferas de Natal e caixas de presentes. E este ano ainda haverá uma novidade: as estrelas e as caixas de presentes serão interativas, com abertura para as pessoas entrarem.

A partir de sexta-feira (9) o Lago do Major estará com iluminação e decoração especiais de Natal. Uma árvore de 20 metros de altura enfeitará o local, que também contará com estrela e caixas de presentes iluminadas, além de árvores naturais com luzes.

Vale lembrar que a decoração e a iluminação de Natal de Atibaia terão início neste sábado, dia 3 de dezembro (com exceção do Lago do Major, a partir de 9 de dezembro) e seguirão na cidade até o dia 10 de janeiro de 2023, com todos os pontos de luzes e os efeites de Natal disponíveis para os munícipes e turistas apreciarem.

Confira a programação cultural completa do Natal 2022 em Atibaia:

Dia 03 – Apresentação do teatro “A Fábrica dos sonhos” – em frente ao Centro Cultural André Carneiro – 17h
Início da recepção das crianças pelo Papai Noel – dentro do Centro Cultural André Carneiro – 18h30

Dia 06 – Espetáculo Novo Tempo com o Coro Cênico Intermusic Atibaia – Cine Itá Cultural – 20h

Dia 10 – Cantata de Natal – Atipalhaços – Praça em frente ao Centro Cultural André Carneiro – 19h30 (sujeito a alteração)

Dia 11 – Apresentação da Corporação Musical 24 de Outubro – Praça em frente ao Centro Cultural André Carneiro – 18h

Dia 15 – Cantata de Natal FAMA – Casarão Julia Ferraz – 20h

Dia 16 – Apresentação de Coreografias da Melhor Idade – Praça em frente ao Centro Cultural André Carneiro – 19h30

Dia 17 – Apresentação de Raízes do Catira, às 18h30 | Grupo Raízes de Atibaia, às 19h30 – Praça em frente ao Centro Cultural André Carneiro

Dia 18 – Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia – OVBA – Praça em frente ao Centro Cultural André Carneiro – 18h

Dia 20 – Concerto de Fim de Ano da APROMUS (Associação Pró Música Orquestral e Coral) – Cine Itá – 20h

Dia 21 – Teatro “Um pedido de Natal” – Teatro ARTAUD – Cine Itá, às 20h, com entrada social, podendo trocar o ingresso por um brinquedo novo/em bom estado a partir do dia 5 de dezembro e até o dia 20, no local da apresentação (Cine Itá). Os brinquedos serão distribuídos para crianças em situação de vulnerabilidade social.

De 03 a 23 de dezembro: Papai Noel no Centro Cultural André Carneiro – 19h às 22h

*Programação cultural sujeita a alterações

Endereços da programação cultural
Centro Cultural André Carneiro – Rua José Lucas, nº 28, Centro
Cine Itá Cultural – Rua Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro
Lago do Major – Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, nº 409, Centro