Oficinas de outubro do programa Culinária Sustentável estão com inscrições abertas

Projeto socioambiental oferece aulas gratuitas de comidas típicas e receitas diet e light no próximo dia 10, no Departamento de Segurança Alimentar.

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do Culinária Sustentável, projeto realizado pela Atibaia Saneamento e NTICS em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia e SAAE. A iniciativa busca incentivar o aproveitamento integral dos alimentos, o empreendedorismo e a geração de renda por meio de oficinas gratuitas ministradas no Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. As duas oficinas de outubro acontecerão no próximo dia 10, das 9h às 11h30 (comidas típicas) e das 14h às 16h30 (light e diet). As vagas são limitadas e o formulário de inscrição está disponível em: bit.ly/culinaria-sustentavel-atibaia .

Quem tiver interesse e disponibilidade, é possível se inscrever para as duas oficinas e, desde os cursos de julho, quem participa recebe um cupom para concorrer a um jogo de panelas que será sorteado na última aula do projeto. Comidas típicas e receitas diet e light são as oficinas do mês de outubro, mas desde maio, o projeto já ofereceu aulas de comidas típicas, chás e infusões, comidas para crianças, receitas para aquecer o inverno, festa julina, pães artesanais, sobremesas e marmitinhas fit.

Abordando temas diversos, as oficinas do Culinária Sustentável abordam o ciclo do alimento – do planejamento das compras até o consumo, passando pelo preparo e melhor aproveitamento – buscando ressignificar essas relações. A ideia é ensinar a aproveitar integralmente os alimentos, valorizando como ingredientes e fontes de nutrientes as cascas, talos e sementes que usualmente são descartados.

Com a proposta de gerar uma mudança na cultura de consumo e desperdício, o projeto tem como base a economia solidária, abrangendo também noções de empreendedorismo, economia circular e modelos de negócio sustentável para geração de renda e promoção da inclusão social. As aulas são gratuitas e acontecem no Departamento de Segurança Alimentar, localizado na Rua Gonçalves Dias, 255 – Jardim Cerejeiras.

Programa de Educação Cultural
O projeto Culinária Sustentável integra o Programa de Trabalho Social (PTS) da Atibaia Saneamento, Parceria Público-Privada (PPP) responsável pelo serviço de tratamento de esgoto do município. Constituída pela Saneamento Ambiental Atibaia (SAAE) e o Grupo Iguá, a PPP também promove outra frente de trabalho dentro PTS, o Programa de Educação Cultural (PEC), com foco na educação socioambiental e atuação nas escolas municipais. O PTS também conta com a parceria da Prefeitura da Estância de Atibaia e é realizado pela NTICS, empresa especializada no desenvolvimento de projetos sustentáveis.

Envolvendo alunos de 5º ano do Ensino Fundamental, o programa de Educação Cultural (PEC) busca estimular a reflexão sobre como podemos ajudar a construir um futuro mais sustentável, abordando temas como saneamento básico e uma melhor utilização dos recursos hídricos e naturais, Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O objetivo dos dois projetos do PTS da Atibaia Saneamento é promover a formação de cidadãos em situação de vulnerabilidade, fomentando o empoderamento social ao fazer com que se percebam protagonistas, agentes transformadores capazes de atuar em questões sociais, ambientais e econômicas, produzindo soluções para os problemas locais.