Atibaia inaugura 2ª fase da ETE Estoril, beneficiando 85 mil moradores com tratamento de esgoto

Entrega da obra aproxima o município das metas de universalização do esgoto.

Foi inaugurada na segunda-feira (5) a obra da 2ª fase da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Estoril, prevista no planejamento do governo municipal. A execução foi realizada pela Atibaia Saneamento, que atua no município por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com a SAAE – Saneamento Ambiental Atibaia. Com a entrega, a cidade amplia a capacidade de tratamento de 200 para 300 litros de esgoto por segundo, proporcionando mais saúde e bem-estar aos munícipes.

 

 

“Passamos de 200 para 300 litros por segundo de esgoto tratado, beneficiando 85 mil moradores em 16 bairros de Atibaia. Das cidades que compõem a nossa bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), nossa cidade é a segunda a ter o sistema terciário. Com essa tecnologia é possível a remoção do odor, um pleito antigo dos moradores do entorno. Estamos trabalhando para alcançar 100% do tratamento do esgoto, um compromisso do nosso governo. Afinal, saneamento é sinônimo de qualidade de vida. Parabéns a todos os envolvidos”, disse o prefeito de Atibaia, Emil Ono.

A obra finalizada faz parte do Plano de Universalização de Esgoto de Atibaia e tem como objetivo tornar a ETE Estoril uma unidade terciária com capacidade de remoção de nutrientes e funcionamento por meio do sistema de fluxo contínuo. A modernização, entre outros fatores, garante o aumento da vazão e eficiência nos processos, além de maior segurança operacional e qualidade do efluente purificado.

“Deixamos a ETE Estoril muito mais moderna e funcional, aumentando o índice de tratamento e coleta no município. Esses investimentos aproximam ainda mais Atibaia da universalização do saneamento”, comentou o diretor da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.

Desde 2013, a estrutura de rede de tratamento de esgoto em Atibaia foi ampliada em 117%. Atualmente, a operação atua na cidade com duas grandes ETEs, Estoril e Caetetuba, e trabalha constantemente na implantação de mais redes de coleta, novas ligações e expansão do sistema de esgotamento sanitário local, visando o desenvolvimento sustentável de Atibaia.

“Assim como as entregas anteriores, a 2ª fase da ETE Estoril reafirma o nosso compromisso com a universalização do esgoto no município e a prestação de serviços de saneamento básico de qualidade”, afirmou a superintendente da SAAE, Fabiane Santiago.