O maestro e compositor João de Souza Lima em Atibaia

Frases espontâneas, finas e esquisitas como são as imagens reproduzidas no sonho.

Márcio Zago

Em 1905 o público presente no Clube Recreativo Atibaianoficou encantado com apresentação da pianista Guiomar Novas, que tinha somente onze anos de idade. Oito anos depois outro jovem e promissor pianista se apresentou em Atibaia: João de Souza Lima. Com apenas 15 anos o jovem pianista chamou a atenção da seleta plateia presente no concerto ocorrido em dezembro de 1913, em benefício da Igreja do Rosário.
O Cônico Juvenal Kohlynão poupou elogios ao acontecimento ao descrever no jornal “O Atibaiense” a memorável noite: “(…) Todos os números do programa contentaram a numerosa e escolhida assistência. Isto se deduz pelos demorados aplausos que receberam seus executantes. Começou, entretanto, destacar o efeito do Romance de Tchaikovsky para violino, piano e violoncelo, da Reverie de Souza Lima para trio (violino, violoncelo e piano) redução feita pelo mesmo autor do seu trabalho para orquestra. Este último número é de verdadeiro valor. Música escrita com inspiração e arte.
Frases espontâneas, finas e esquisitas como são as imagens reproduzidas no sonho. Se não conhecêramos o exímio professor Souza Lima, irmão do jovem João Souza Lima, que nos preparou este concerto, bastávamos esta belíssima composição para aferir o seu valor de artista. A execução do nosso jovem João de Souza Lima foi impecável. Quem ouviu o Prelúdio de Grieg, a Pastoral de Scarlatti e o Capprichio do mesmo autor, a Polonaise em lá maior de Chopin, a Barcarolla de H. Oswald, de real dificuldade e tão naturalmente interpretadas, não pode achar qualitativos para o genial pianista que tanto nos acendeu no peito o santo orgulho de contar com um patrício fadado para os esplendores da glória, que mais vale por ser a glória da pátria onde nasceu. (…).”João de Souza Limarevelou-se mais tarde um dos grandes músicos brasileiros. Ele nasceu em São Paulo, em 1898 iniciando os estudos de piano com seu irmão José Augusto. De talento precoce, assim como Guiomar Novaes, também estudou com Luigi Chiaffarelli, que considerou o jovem músico muito talentoso oferecendo-lhe aulas gratuitas. LogoSouza Lima passou a acompanhar solistas para concertos de violino, violoncelo, canto e flauta, além de virar assistente na direção musical do cinema Pathé Palace.
Trabalhou ainda no Cine Marconi, Cinema Central e no Teatro Espéria. Suas primeiras composições foram danças de salão e peças de música popular. Uma dessas peças, o tango Amor Avacalhado, foi usado por DariusMilhaud em seu balé Le boeufsurletoit. Sua carreira como pianista incluiu recitais no Brasil, Paris, turnês pelo Norte da África, pela Itália e em Berlim. Depois da volta ao Brasil,em 1930,participa das turnês de Heitor Villa-Lobos pelo interior de São Paulo. A partir de 1932 seguiu sua própria carreira de concertosapresentando-se em vários estados brasileiros. Em 1935, a convite de Mário de Andrade, passou a trabalharno Departamento de Cultura do Município de São Paulo.
Foi integrante do Trio São Paulo, regente da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, além dediretor musical e regente da orquestra da Rádio Tupi eda Rádio Gazeta. Uma das maiores instituições de ensino musical do Brasil leva seu nome, o Conservatório Musical Souza Lima.

* Márcio Zago é artista plástico, artista gráfico de formação autodidata, fundador do Instituto Garatuja e autor do livro “Expressão Gráfica da Criança nas Oficinas do Garatuja”.
Criador e curador da Semana André Carneiro.