9ª Semana André Carneiro celebra o centenário de seu nascimento

De 06 a 12 de maio acontece a 9ª Semana André Carneiro, evento que a cada ano reafirma sua importância no calendário cultural do município. Esta edição será especial, onde iremos comemorar seu centenário de nascimento e também o centenário da Semana de Arte Moderna de 22. Na programação a proposta é dar visibilidade às ações realizadas por André Carneiro nas décadas de quarenta e cinquenta e que atestam a influencia dos modernistas na formação de nossa identidade cultural.

Propõe ainda oferecer uma visão diversificada da intensa produção artística do homenageado nas áreas da fotografia, artes plásticas, literatura, cinema e artes gráficas. Antecedendo a semana teremos duas oficinas, uma de fotografia e outra de literatura com Alline Nakamura e Juliana Gobbe. A abertura oficial da Semana acontecerá na sexta feira, dia 06 de maio, com a inauguração da exposição “O Modernismo em Atibaia” no saguão do Cine Itá, além do lançamento do oitavo número dos “Cadernos de Semana” e do “Prêmio Semana André Carneiro de Literatura”.

No palco a voz de Tiane Tessarolo, o violão de Eliezer Guilherme e a poesia do homenageado na interpretação de Juliana Gobbe. No sábado, dia 07, será exibido o longa-metragem “Alguém”, com roteiro baseado num conto do escritor.  No domingo, dia 08, no Centro Cultural André Carneiro teremos a abertura da exposição “Tentativa”, com os originais do famoso jornal literário que foi totalmente produzido em Atibaia e que integra a chamada “Geração Modernista de 45”. Outra exposição inaugurada nesta data será “André capista”, que traz pela primeira vez seu trabalho ligado às artes gráficas, através de várias capas de livros que criou ao longo da vida.

Neste dia teremos a participação de Aline Nakamura, falando sobre a obra fotográfica do homenageado e o curador Marcio Zago falando sobre a exposição “Tentativa” e “André capista”. Na segunda e na terça, dias 09 e 10 de maio,teremos “A Literatura de André Carneiro”, evento online com mediação do escritor Nelson de Oliveira e a participação do editor Silvio Alexandre, o professor universitário e pesquisador Osvaldo Duarte, além dos escritores Roberto Causo e Ramiro Giroldo. Na quarta, dia 11 de maio, o evento também será online e trará uma reflexão sobre“O ato de criação cine fotográfico de André Carneiro”, com a professora de cinema Josette Monzani, da universidade de São Carlos e Ana Luiza Gambardella, que integra o Núcleo de Estudos em Linguagem da Arquitetura e Cidade, da USP.

Na quinta-feira, dia 12 de maio, aconteceráuma palestra para os alunos da FAAT abordando a relação do homenageado com a parapsicologia e a hipnose, com o psicoterapeuta Paulo Urban. Fechando a programação na sexta feira, dia 13 de maio, teremos no Centro Cultural André Carneiro o encontro “Depoimentos”, que propõe um bate papo com pessoas que conheceram André Carneiro, ou que tenham alguma história de situações vividas com ele. A intenção é filmar e arquivar como registro. Está confirmada a presença de Terezinha Sireira, Nelson de Souza, Vulca e demais convidados. As atividades presenciais serão realizadas de forma segura, dentro dos protocolos sanitários que a situação exige. A realização é da Secretaria de Cultura da Prefeitura da Estância de Atibaia, do Coletivo André Carneiro e do Instituto de Arte e Cultura Garatuja. Agende, participe e não perca a oportunidade de conhecer a obra de nosso mais importante artista local.