40ª edição do Torneio dos Trabalhadores de Atibaia começa neste domingo

Provas de natação e duelos no biribol darão início à tradicional competição promovida pela Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura no município.

Neste domingo, dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalho, será iniciada a 40ª edição do Torneio dos Trabalhadores de Atibaia, tradicional competição esportiva promovida pela Prefeitura no município. Em 2022 as primeiras modalidades com compromissos na tabela do torneio serão a natação e o biribol, com provas e duelos já no próprio domingo, a partir das 8h, no Complexo Esportivo do Trabalhador (Ginásio Elefantão – Av. Horácio Netto, nº 1061, Jardim Tapajós). Vale destacar que neste ano a competição traz uma grande novidade: a premiação em duas categorias, sendo uma para cada gênero, ou seja, o torneio consagrará um campeão geral no feminino e também um campeão geral no masculino.

Conforme a Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) de Atibaia, a inovação de dois campeões gerais do torneio, sendo um vencedor para cada gênero, promoverá igualdade e democratização e ainda ampliará as chances de empresas de menor porte da cidade alcançarem o título máximo da competição, que nesta 40ª edição leva o nome de “Troféu Reinaldo de Jesus Alves”, conhecido como Telê – em homenagem ao servidor público do Executivo já falecido, monitor esportivo e um colaborador constante na área dos esportes em Atibaia.

O 40º Torneio dos Trabalhadores de Atibaia contará com 18 modalidades, todas disputadas no feminino e também no masculino: atletismo; basquetebol; bilhar; biribol; bocha; damas; dominó; futebol de campo; futebol society; futevôlei; futsal; natação; pebolim; voleibol; vôlei de praia; tênis de mesa; truco; e xadrez.

De acordo com a SEL, de segunda-feira (2) a sexta-feira (6) serão realizadas as disputas na modalidade de bocha. Ainda conforme a Pasta, os sábados à tarde, em um primeiro momento, serão dedicados aos duelos de vôlei de praia e de futevôlei e, mais adiante na competição, também receberão jogos de futebol de campo e de futebol society (independentemente de outros dias em que essas modalidades também sejam realizadas).

As três empresas melhores colocadas na classificação geral do torneio, tanto no feminino quanto no masculino, receberão troféus. Também haverá troféus para as empresas que conquistarem a primeira e a segunda posições de cada modalidade disputada, em cada gênero. E ainda serão distribuídas medalhas para os funcionários-atletas que alcançarem as três primeiras posições de cada modalidade disputada, em cada gênero.

Segundo a Secretaria de Esportes e Lazer, o Torneio dos Trabalhadores de Atibaia objetiva a promoção do esporte em benefício da saúde e do bem-estar, assim como meio de lazer e integração de trabalhadores no município, reunindo funcionários-atletas de diversas empresas estabelecidas na cidade.

Na última edição do torneio, em 2019, um total de 47 empresas e cerca de 1.600 funcionários-atletas participaram dos jogos. Em 2020 a competição chegou a ser iniciada (como 40ª edição) mas teve que ser interrompida em virtude da pandemia de Covid-19, que também impediu as disputas no ano de 2021. Agora, o torneio retorna como 40ª edição, conforme padrão utilizado pelo Governo do Estado de São Paulo para competições paralisadas/retomadas em razão da pandemia.