Oficina gratuita de fotografia acontece neste sábado na Casa Jandyra Massoni

A artista Alline Nakamura realiza neste sábado, 9 de outubro, oficina gratuita de fotografia com celular, na Casa Jandyra Massoni. Serão duas turmas, que aprenderão técnicas e realizarão caminhada fotográfica pela cidade. A ação faz parte do Projeto Vistas de Lá e Cá, que esteve exposto no Cine Itá, no mês de junho.
O Projeto Vistas de Lá e Cá, contemplado pelo Prêmio ProAC LAB-Expresso, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo, com amparo da Lei Aldir Blanc, de apoio à cultura, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal.
As vagas são limitadas a 15 alunos por turma. As inscrições são feitas pelas internet através do link https://forms.gle/1YZ7pgocCB1bkLw79. A primeira turma da oficina será no período da manhã, das 9h às 11h. A segunda turma é das 14h às 16h.
Alline Nakamura tem trajetória de mais de 18 anos dedicada à investigação de cenas do cotidiano por meio da fotografia. “Esta oficina tem o propósito de apresentar o olhar fotográfico à população, despertar o interesse pela técnica da fotografia e valorizar no imaginário destas pessoas as ricas imagens do cotidiano da nossa cidade”, explicou a artista.
O projeto Vistas de Lá e Cá foi uma exposição fotográfica itinerante realizada no Cine Itá e Centro de Convenções, em junho, composta por dois ensaios: “À terra desce”, fotografias de paisagens diversas, registradas de 2010 a 2020, que estiveram expostas na mostra coletiva do Diário Contemporâneo de Fotografia, em Belém-PA; e “Reminiscências Brasileiras de Yukio Mishima”, com registros feitos em 2018 por Alline e pela artista Yukie Hori, na Fazenda Tarama, situada no limite entre Lins e Guaiçara, onde o famoso escritor japonês passou uma temporada no Brasil, em 1952.
Integraram também a exposição imagens de paisagens produzidas pelo Clube Atibaiense de Fotografia, do qual a artista faz parte deste 2005. Atualmente, a exposição está aberta, até o dia 20 de outubro, em Lins, terra natal de Alline Nakamura.