Economia: Atibaia tem saldo positivo de empregos

Cidade teve 875 contratações e 826 demissões no mês, o que representa saldo positivo de 49, segundo o Novo Caged.

Dados do Novo Caged referentes ao mês de julho mostram recuperação do emprego em Atibaia após quatro meses de saldo negativo. Em julho Atibaia ficou com saldo de 49, representando mais admissões que desligamentos. Comércio e serviços foram os responsáveis pela recuperação.
Segundo as estatísticas do governo federal, em julho o comércio foi o setor que mais contratou, com saldo positivo de 41 e serviços vem em seguida, com 30. A construção civil também teve mais contratações que demissões, ficando com saldo positivo de nove. Já indústria e agropecuária demitiram mais do que contrataram. Na indústria ficou saldo negativo de 18 e na agropecuária, de 13.
Entre janeiro e julho, os setores de serviços e comércio eram os que mais tinham demitido, com indústria em terceiro. Os dados de julho mostram que esses setores agora voltam a contratar.
Entre março e julho Atibaia vinha apresentando um número de demissões muito superior ao de contratações. Março e abril foram os meses que mais impactaram os empregos. Em março o saldo negativo foi de 537 e em abril, chegou ao pior patamar, com 1.168.
Apesar dos dados do Novo Caged ainda não englobarem o mês de agosto, dados do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), mostram que a oferta de vagas de emprego vem crescendo no município.
Segundo Gabriel Sola, do PAT, em agosto foram 131 novas vagas captadas no posto. Já setembro começou também com dados positivos. Na quinta-feira, dia 3, havia 175 vagas abertas de diversas áreas.
Os interessados em consultar as vagas do PAT Atibaia devem acessar o link http://www.atibaia.sp.gov.br/pat/vagas.asp . Segundo Gabriel, é possível ver as atualizações de vagas também presencialmente nos PATs.
O PAT I – Unidade Central fica no prédio do Facilita (Rua Castro Fafe, nº 295 – Centro). O atendimento ao público é das 8h30 às 16h e é possível obter informações pelo telefone 4418-7800 – Opção 0. O PAT II – Unidade Alvinópolis fica no prédio do Centro de Formação Profissional II (Avenida Joviano Alvim, nº 112 – Alvinópolis). O atendimento também é das 8h30 às 16h e o telefone é o 4412-7011.
Gabriel explica que para algumas vagas é possível o interessado encaminhar o currículo por e-mail, em endereço eletrônico divulgado junto com vaga. Mas há casos em que é necessário comparecer diretamente no PAT.
Para envio de currículos, existe o e-mail pat.vagas@atibaia.sp.gov.br . Já as empresas que desejam cadastrar vagas em aberto, existe o e-mail pat.empresas@atibaia.sp.gov.br
Gabriel informa ainda que a procura de empresas de Atibaia por funcionários tem “aumentado gradualmente conforme o retorno das empresas às atividades”. O PAT constatou ainda que empresas que não utilizavam o canal de comunicação do posto estão agora procurando o PAT para divulgações de vagas de empregos.

O Atibaiense – Da redação