Prazo para regularização do título eleitoral termina dia 6 de maio
Medida vale para quem já possui o título e jovens de 16 anos que votarão pela 1ª vez.
Na última terça-feira (28), o Tribunal Superior Eleitoral – TSE lançou uma campanha para regularização eletrônica do título eleitoral que será realizada até o dia 6 de maio (151 dias antes do pleito), segundo o Calendário Eleitoral 2020. A regularização é necessária para tornar o cidadão apto a exercer o direito de voto nas eleições de outubro. Prazo vale para quem tem o título de eleitor e jovens de 16 anos que irão votar pela primeira vez.
A medida foi adotada diante da pandemia do Coronavírus e, consequentemente, do fechamento dos cartórios eleitorais do município. As pendências nos documentos, bem como nova solicitação do mesmo ou transferência de domicílio eleitoral, podem ser resolvidas e realizadas de forma eletrônica pelo site (http://www.justicaeleitoral.jus.br/eleicoes/atendimento/#atendimento-remoto).
Do dia 7 de maio até o fim das Eleições 2020, o Cadastro Eleitoral ficará fechado e neste período nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor. Será permitida somente a emissão da segunda via do título. A medida serve para que a Justiça Eleitoral saiba exatamente a quantidade de eleitores que estão com os documentos regularizados e poderão votar.
Pessoas que não realizaram o cadastramento biométrico e tiveram seus títulos eleitorais cancelados poderão votar nas Eleições 2020. Para mais informações acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (http://www.tse.jus.br/).