Mais da metade da população de Atibaia está em isolamento

O Governo do Estado de São Paulo iniciou recentemente a divulgação do monitoramento do isolamento social praticado pela população. Inicialmente eram divulgados dados da capital paulista. Posteriormente passou a ser incluído o isolamento em outras cidades e agora, os municípios com mais de 70 mil habitantes estão no sistema. E Atibaia está lá.
Em consulta realizada na manhã desta sexta-feira (17), constava no Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo os dados até a quarta-feira, dia 15.Em Atibaia, o isolamento entre segunda e quarta ficou na faixa dos 52%.
Os maiores índices do município, desde que começou o monitoramento, foram de 61%. Essa porcentagem foi alcançada em apenas quatro dias – no dia 29 de março (um domingo), no dia 5 de abril (também domingo), no dia 10 de abril (Sexta-Feira Santa) e no dia 12 de abril (domingo de Páscoa).
Percebe-se, portanto, que o isolamento em Atibaia só atinge uma parcela maior da população aos domingos, dia que comumente as pessoas já costumam ficar em casa.
Nos dias de semana, o monitoramento mostra que Atibaia tem apresentado índice pouco acima dos 50%. Não é o considerado ideal pelo Governo do Estado, que aponta 70% como recomendado. Mas significa que mais da metade da população do município tem feito o isolamento social.
Da outra metade, deve-se considerar que há aqueles que trabalham nos chamados serviços essenciais e são pessoas que precisam sair de casa para trabalhar. O Governo não tem dados sobre qual a parcela da população que está trabalhando nos serviços essenciais.
A divulgação da taxa de isolamento, no entanto, tem gerado polêmica entre a população. Isso porque os dados analisados são de telefonia móvel. Há questionamentos sobre a privacidade do usuário. Estaria correto esse monitoramento? A quais dados o governo tem acesso?
Segundo o Estado, a central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.
Ainda segundo o governo, o SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. A declaração oficial é de que as informações são “aglutinadas e anonimizadas, sem desrespeitar a privacidade de cada usuário”.
A expectativa que fica agora é se as prefeituras usarão tais dados para flexibilizar o isolamento ou torná-lo ainda mais rígido. Pelo Governo do Estado, a quarentena continua, com as mesmas regras, até 10 de maio. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17). Mas as prefeituras já começaram a flexibilizar algumas atividades, levando em consideração a capacidade do sistema de saúde de cada município e a confirmação de casos.