Atibaia não apresenta sistema de saúde sobrecarregado

Município apresentou, até quinta-feira (2), nove casos confirmados de coronavírus. Sistema de saúde ainda não apresenta grande procura de pessoas com sintomas.

O Atibaiense – Da redação

O sistema de saúde de Atibaia, somando as redes pública e privada, não tem apresentado sobrecarga devido a casos de coronavírus. A Secretaria de Saúde de Atibaia informa que ainda não existe grande procura de pessoas que suspeitam da doença, nem internações. Permanece, entretanto, o alerta para que seja respeitado o distanciamento social, para justamente manter a epidemia sob controle na cidade.

Dados da Secretaria de Saúde enviados ao jornal O Atibaiense mostram que o município conta com 21 leitos de UTI, somando-se as redes pública e privada. Outros três leitos de UTI foram contratados pela Prefeitura em um hospital privado de Bragança Paulista, assim como 22 leitos de enfermaria. Todos os leitos de UTI contam com ventiladores pulmonares, os chamados respiradores.

Na UTI, atualmente, há cinco pacientes internados, com suspeita de coronavírus. Esse número leva em conta as redes pública e privada. Há na UTI um residente de Atibaia, dois residentes de Bragança Paulista e dois residentes de Bom Jesus dos Perdões. “Além disso, temos quatro pacientes internados na enfermaria aguardando resultado (três residentes de Atibaia e um residente de Piracaia)”, diz a Secretaria de Saúde em nota enviada ao jornal.

Os casos de coronavírus confirmados em Atibaia chegaram a nove na quinta-feira (2), segundo boletim oficial. Os três novos casos são de pessoas que se recuperam em suas residências, sem apresentar sintomas graves. Houve uma morte essa semana, do empresário e ex-vereador Wagner Silva, que estava internado em hospital particular da capital paulista. Os casos que aguardam confirmação são 44 e 31 suspeitos já foram descartados.

No momento, a Secretaria de Saúde informa que não há local específico destinado ao tratamento de pacientes com coronavírus que precisem de internação. Segundo a Pasta, “os atendimentos são realizados em hospitais privados, na Santa Casa, UPA Cerejeiras, Unidade de Saúde do Centro e Unidade de Saúde do Cerejeiras, com fluxos separados e adequados para atendimento de Covid-19”.

Não há, neste momento, de acordo com a Pasta, a necessidade de um hospital de campanha. Caso o cenário mude, a Prefeitura informa que tem condições de construir um hospital de campanha no prazo de três a quatro dias. A Secretaria de Saúde ressalta que há reuniões diárias para verificar a situação e Atibaia apresenta um cenário sob controle, sem motivos para alarde.

A procura de pacientes com sintomas de coronavírus no sistema de saúde do município (tanto público como privado) não tem sido grande no momento. A demanda tem sido suportada normalmente. Mas é importante lembrar que isso não significa abrir mão dos cuidados para evitar a transmissão da doença.

O distanciamento social continua sendo recomendado e as pessoas devem continuar seguindo as indicações para ficar em casa, especialmente as que fazem parte dos grupos de risco. O decreto da Prefeitura e o decreto estadual que determinam o fechamento de comércios não essenciais, entre outras medidas, permanece valendo até 7 de abril. Novos decretos podem ser publicados até lá, com novas orientações.

Segundo a Secretaria de Saúde, o Governo Federal enviará kits de testes rápidos para detectar a doença. A distribuição aos municípios foi iniciada na quarta-feira, dia 1º e Atibaia aguarda o recebimento.

Com relação aos equipamentos de segurança para os profissionais de saúde, como máscaras, luvas etc., a Secretaria informa que não estão em falta, mas há dificuldade na aquisição devido à falta no mercado para a compra.

A Pasta alerta também que profissionais odontológicos devem ficar atentos ao uso dos equipamentos. A recomendação é para utilização dos EPIs(máscara N95, óculos, avental, luva, gorro), agendamento de atendimentos de hora em hora, realizar a desinfecção com álcool 70% ou água sanitária e criar barreiras físicas (filme PVC nos equipamentos), que devem ser trocadas a cada atendimento.

Vacinação

Enquanto são tomadas medidas para a contenção do avanço de casos de coronavírus, há também a vacinação contra a gripe H1N1. A campanha foi antecipada em todo o país devido à pandemia e nesta primeira fase são vacinados idosos e profissionais da saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde, 14.695 pessoas já foram vacinadas, sendo 13.143 pessoas acima de 60 anos e 1.552 profissionais de saúde. A estimativa para essa primeira fase da vacinação é de aproximadamente 21.000 doses.

Segundo a pasta, as estratégias estão sendo revistas devido à falta de envio da vacina pelo Governo do Estado de São Paulo.Sobre as denúncias de que pessoas de outras cidades estariam vindo para Atibaia se vacinar, a Secretaria diz que “devido ao sistema de saúde pública que temos no Brasil ser o SUS,que garante acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país,os municípios não podem negar atendimento público à população”.

Tem ocorrido, no entanto, fiscalização das forças policiais do município nos acessos, para evitar a entrada de veículos de outras cidades, sem justificativa para estar em Atibaia. Todos os municípios recebem doses de vacinas e estão realizando suas campanhas.

Em Atibaia, os idosos podem ser vacinados também em suas residências, dependendo de alguns critérios. O  técnicos das Unidades de Saúde estão indo vacinar nas residências as pessoas acamadas ou impossibilitadas de locomoção, “porém essa ação depende da disponibilidade de doses de vacina e tempo das equipes estarem se deslocando até as residências, sendo assim não conseguimos marcar dia e horário do comparecimento da equipe de saúde”, diz a Secretaria.

As pessoas e/ou familiares podem entrar em contato, via telefone, com a Unidade de Saúde mais próxima da residência ou na Vigilância Epidemiológica (4414-3360 ou 4414-3354) para informações sobre a vacina na residência.

Deixe uma resposta