Projeto Pedagógico: Valorização da cultura afrodescendente

Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra redescobrindo a cultura negra embranquecida pelo tempo por meio da arte, da música e da dança. Conscientizar sobre a importância e a valorização da cultura negra dentro da sociedade criando espaços para manifestações artísticas e culturais que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade.
“O projeto da EE. Prof. Zilah Barreto Pacitti tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural, através de momentos de interpretação (monólogo), coreografias, músicas, capoeira, poesias e a valorização estética negra, para a ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentados nos valores éticos. Propõe-se ainda, dar a conhecer, através de demonstrações culturais e de atividades artísticas desenvolver ações transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental e essencial para preservar e valorizar a cultura afro-brasileira.” (Cícera Beatriz Almeida De Paulo–Kelma Simone Soares Da Silva-Rafaella Nathalia Lima)

OBJETIVO ESPECÍFICO
• Analisar a origem da dança afro-brasileira, para entendermos melhor a sua história, significado e influência.
• Identificar a dança, arte e a música como riqueza cultural africana em nossa sociedade.
• Valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil como nação, reconhecendo sua contribuição para a identidade brasileira.
• Desconstruir a imagem negativa do africano como povo bárbaro, primitivo e sem cultura.
• Estimular o diálogo e a troca de ideias, a fim de proporcionar mudanças de pensamentos, hábitos e atitudes, desenvolvendo o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade.
• Compreender, valorizar e aceitar sua etnia/raça.

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
• Origem da dança na cultura afro-brasileira com uma pesquisa bibliográfica.
• Estudar os vários ritmos musicais afrodescendentes
• Lendas e poesias
• A questão racial no Brasil e no mundo
• As políticas Afirmativas

TEMAS PESQUISADOS:
• Lendas africanas
• Poesia africana
• Músicas, danças típicas africanas e danças afrodescendentes
• A criação do Dia da Consciência Negra.
• Racismo no mercado de trabalho
• Racismo institucional
• Racismo nos esportes
• Religiões de matriz africana
• Empoderamento da mulher negra
• Líderes afrodescendentes
• Políticas Afirmativas
• Moda africana

PÚBLICO ALVO
• Alunos da Escola
• Comunidade

DURAÇÃO
• Uma semana para ensaios
• Um dia para as Oficinas e Palestras
• Um dia para as apresentações artísticas

INÍCIO/ENCERRAMENTO
• 22 de novembro de 2018 (Oficinas e palestras)
• 23 de novembro de 2018 (Apresentações artísticas)

AVALIAÇÃO
• Durante o desenrolar das atividades.
EVENTO/ENCERRAMENTO
23 de novembro de 2018 com:
• Apresentações artísticas (música,dança,desfile de moda, capoeira e teatro)
Professora orientadora: Solange Maêve Vavassori (História)
Professores responsáveis: corpo docente
Colaboradores: funcionárias, pais e alunos
Coordenação: Willian C. Tofanin
Vice direção: Simone Hubner
Direção: Rinaldo Silva

Deixe uma resposta