Consciência Negra: exemplo de como transformar representatividade em liderança real
Luiz Gonzaga Neto
Como estamos na Semana da Consciência Negra (20/11), escolhi uma experiência positiva no mundo das empresas, que pode ser copiada em Atibaia. É o programa P.O.D.E.R: desenvolvimento e protagonismo para pessoas colaboradoras negras no Grupo Carrefour Brasil. Desde 2023, a iniciativa tem se consolidado como uma das principais iniciativas de desenvolvimento de carreira para pessoas colaboradoras negras nesse grupo empresarial, segundo informações do seu site. Com foco em autoconhecimento, fortalecimento e protagonismo, o programa busca potencializar trajetórias, fortalecer identidades e ampliar a presença negra em todas as esferas da companhia.
O programa já impactou mais de 2.500 pessoas colaboradoras negras, com jornada formativa estruturada em cinco pilares: prepare-se para ir além; orgulhe-se do seu lugar de potência; domine sua jornada; estabeleça alianças; e revolucione. Cada etapa foi pensada para provocar reflexões profundas, fomentar conexões genuínas e expandir horizontes sobre os diversos caminhos possíveis para crescer, liderar e transformar. Segundo o Carrefour, mais do que uma formação técnica, o programa oferece experiência de fortalecimento pessoal e profissional, em que cada encontro é oportunidade de construir redes de apoio, desenvolver novas habilidades e potência coletiva.
Ao longo da jornada, as pessoas participantes mergulham em conteúdos como planejamento de carreira, comunicação estratégica, inteligência emocional e construção de redes de influência. Esses temas são conduzidos por especialistas de diferentes áreas e enriquecidos com a presença de lideranças negras do próprio grupo, em espaços seguros de troca, escuta e inspiração. Outro destaque são os Papos de P.O.D.E.R, momentos abertos a todas as pessoas colaboradoras da empresa, em formato de lives, com temas abordados a partir de perspectiva afrocentrada, reconhecendo a cultura, a história e os saberes negros como fontes legítimas de liderança e inovação.
O impacto está conectado ao compromisso mais amplo de transformar representatividade em liderança real. Isso significa abrir não apenas portas de entrada, mas também espaços de decisão, com voz ativa e influência. Hoje, mais de 50% das pessoas colaboradoras do Grupo Carrefour Brasil são pretas e pardas. Desses talentos, 35,1% ocupam posições de liderança e 15,9% estão em cargos executivos. Em 2025, nasceu o P.O.D.E.R Mulheres, projeto-piloto voltado ao desenvolvimento de carreira de mulheres negras da companhia, reforçando o compromisso com equidade em todos os níveis. O marketing encontra a verdade: “Porque quando o talento encontra oportunidade, o poder se converte em transformação real”


