Japan Fest é inserido no calendário oficial de eventos de Atibaia
Vereador Coronel Ikeda é o autor do Projeto de Lei que torna o evento parte do calendário oficial de eventos do município.
A Câmara aprovou na sessão de 4 de novembro, o Projeto de Lei nº 070/2025, de autoria do vereador Takao Ikeda, que dispõe sobre a inserção do “Japan Fest” no calendário oficial de eventos do município, a ser realizado anualmente no quarto final de semana do mês de julho.
O evento tem como objetivo promover a apreciação, a valorização e a difusão da etnografia japonesa como patrimônio imaterial integrante da cultura local de Atibaia. De acordo com o documento, serão realizadas atividades culturais e apresentações artísticas, com gastronomia típica e diversa, que contribuirão significativamente para potencializar o turismo na cidade, impulsionando o setor gastronômico, hoteleiro e comercial.
“O Japan Fest faz parte extraoficialmente do calendário de eventos de Atibaia desde 2008, quando foi comemorado o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Já o Taiko em Atibaia remonta desde 2002, quando ocorreu o intercâmbio cultural firmado junto à JICA (Japan International Corporation Agency) e o sensei Yukihisa Oda, mestre de Taiko da Academia Kawasuji Daiko da província de Fukuoka (Japão), veio ao Brasil e por dois anos transmitiu os seus conhecimentos e treinou vários grupos, dentre eles o grupo Kawasuji Seiryu Daiko, de Atibaia”, relatou Ikeda.
Desde a sua origem, o grupo vem participando de grandes eventos da cidade, como a Festa das Flores e Morango, Festa Bon-Odori, aniversário da cidade, Concerto de Taiko, entre outros. “O Taiko e o Bon Odori nas comunidades nipo-brasileiras são eventos culturais de grandes expectativas do ano, aguardado por todos, e sempre um convite aberto para todos os brasileiros, pois que a brasilidade nele sempre se faz presente, contribuindo significamente na integração”, afirmou o vereador.
A prática do Taiko, além de sua importância e preservação da milenar cultura nipônica, traz inúmeros benefícios como a melhoria do condicionamento físico, aumento da coordenação motora e desenvolvimento de valores como disciplina, respeito, trabalho em grupo e esforço. Ademais, possibilita o desenvolvimento da parte intelectual na medida em que o praticante entra em contato com a teoria musical, a cultura japonesa e seu idioma, bem como promove a integração cultural e social com participação de nikkeis e da população sem descendência nipônica.



