5º Festival CTC Atibaia celebra a cultura caipira no Casarão Júlia Ferraz
O festival chega ao Casarão Júlia Ferraz, edificação histórica de 1776 tombada pelo CONDEPHAAT , que se enche de música e tradição neste fim de semana.
A tradição e a música caipira seguem em destaque em Atibaia com o 5º Festival CTC Atibaia, promovido pelo Centro de Tradições Caipiras de Atibaia (CTC Atibaia). O festival começou no dia 23 de agosto com a abertura da exposição “Chão Caipira”, no Museu Municipal João Batista Conti — um verdadeiro sucesso de público e crítica.
A mostra apresenta objetos antigos, textos e sons que revelam a força dos saberes e práticas da cultura caipira de Atibaia e região. Durante a visita, o público é envolvido pelo som da música caipira e pelas memórias que habitam o cotidiano do povo de todo o estado de São Paulo. A abertura contou com uma vibrante apresentação do grupo Raízes do Catira, e a exposição segue aberta à visitação até o dia 30 de outubro.
Agora, o festival chega ao Casarão Júlia Ferraz, edificação histórica de 1776 tombada pelo CONDEPHAAT , que se enche de música e tradição neste fim de semana.
No sábado, dia 11 de outubro, a partir das 16h, o público poderá curtir as apresentações das duplas Emerson & Maurício, Celso Mineiro & Tomás da Silva e Rick Viola – virtuose violeiro de apenas 16 anos. Já no domingo, sobem ao palco Chiquinho & Mirtão, o grupo Raízes de Atibaia e, encerrando o festival, a dupla Tony Viola & Mayta Rossine.
Com entrada livre e gratuita, o evento convida a comunidade a celebrar a cultura caipira em um ambiente histórico e acolhedor, reafirmando a importância de preservar e valorizar as tradições que formam a identidade do nosso povo.
“O Festival CTC Atibaia é um espaço de encontro, memória e pertencimento. A cada edição, reforçamos o quanto a cultura caipira está viva em Atibaia, seja nas modas de viola, nas danças ou nos saberes que atravessam gerações”, afirma Ruth Rubbo, idealizadora, produtora e diretora artística do 5º Festival CTC Atibaia
O 5º Festival CTC Atibaia é uma realização do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, por meio da Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti.



