Deputado Saulo Pedroso viabiliza obras estruturantes para Atibaia e região
Obras aguardadas há anos são confirmadas no novo contrato de concessão da Rodovia Fernão Dias.
O deputado federal Saulo Pedroso comemorou, nesta semana, a confirmação de obras estratégicas para Atibaia e municípios da região, que serão executadas graças ao novo contrato de concessão da Rodovia Fernão Dias.
Entre os projetos mais aguardados está a transposição da Fernão Dias, que vai conectar os bairros Jardim Imperial, Cerejeiras e Caetetuba ao Alvinópolis, principal acesso à região central da cidade. A obra é considerada fundamental para a mobilidade urbana de Atibaia.
“Luto por essa obra há anos. Fizemos uma transformação histórica nas regiões do Imperial, Cerejeiras e Caetetuba — áreas que ficaram esquecidas por décadas. A Rodovia Fernão Dias sempre representou uma barreira não apenas geográfica, mas também social e cultural. Essa transposição vai promover integração, facilitar o acesso ao Centro e reduzir o tráfego nas principais vias dos bairros”, destacou o deputado.
Além da transposição, o contrato contempla outras importantes intervenções em Atibaia, como: sistema de drenagem no bairro do Portão, para resolver os problemas recorrentes de alagamento, novo acesso ao bairro do Tanque e novo dispositivo de entrada no Parque Fernão Dias.
Municípios vizinhos também serão beneficiados com obras relevantes, entre eles Vargem, Bragança Paulista, Mairiporã e Guarulhos.
“Todas as obras que destacamos como prioritárias, discutidas desde o início nas audiências públicas, foram incluídas no contrato. Essa é uma grande conquista! São intervenções fundamentais para lidar com os impactos do crescimento acelerado da região — demandas que não foram atendidas no contrato anterior”, completou Saulo.
Investimentos previstos até 2040
O novo contrato de concessão, que vai até 2040, prevê investimentos de R$ 9,5 bilhões em obras e melhorias ao longo de toda a Rodovia Fernão Dias. Só nos três primeiros anos, estão previstos R$ 3 bilhões para o trecho entre São Paulo e Belo Horizonte, com foco em recuperação do pavimento, construção de novos túneis e implantação de 108 quilômetros de faixas adicionais.
Com quase 570 quilômetros de extensão, a Rodovia Fernão Dias atravessa 33 municípios entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. De acordo com dados recentes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), apenas 53% do pavimento da rodovia estava em boas condições.



