Michel Carneiro fala das principais mudanças feitas no RH da Prefeitura de Atibaia

Entre as mudanças já sentidas está melhoria no atendimento da Leader, responsável pelo convênio médico dos servidores municipais

 

O Atibaiense – Da redação

 

O secretário de Recursos Humanos, Michel Carneiro, assumiu há 60 dias a Pasta e contou em entrevista ao Jornal O Atibaiense as principais ações já implantadas neste curto período. Entre as mudanças já sentidas está melhoria no atendimento da Leader, responsável pelo convênio médico dos servidores municipais, após uma fiscalização mais rígida da Prefeitura de Atibaia.

“Nós criamos um número de WhatsApp para cobrar a Leader. Fizemos relatório do mês de junho e já vimos algumas melhorias. Abrimos em 13 de junho o WhatsApp e, até o dia 30 de junho, houve 88 chamados diversos. Algumas reclamações, opiniões, alguns elogios. Mas tivemos bastante problema com demora para a Leader liberar guia de exame e consulta”, conta.

 

 

Michel explica que com as reclamações dos servidores, percebeu-se, por exemplo, que o problema não era de atendimento de rede credenciada. Era problema de responder servidor e agendar. “Com a cobrança do RH, tivemos a sensação de que melhoraram bastante. De todos os atendimentos, 88% foram resolvidos em cerca de 6 dias. Há problemas maiores ainda para resolver e vamos continuar cobrando”.

As principais empresas de convênio médico do país estão sendo consultadas, para a Prefeitura saber por que não participaram da licitação e chamar para participar. “As empresas estão analisando nossas informações para responderem se têm interesse em uma licitação. Estou conversando com a Leader também. Se não prestar serviço de qualidade, vai ter rescisão de contrato. Não temos intenção de rescindir contrato, mas queremos conhecer o setor e, se a Leader não melhorar, vamos trocar. Se melhorar, continua. Já senti melhora por parte deles, principalmente com essa fiscalização nossa, e estamos felizes em saber que estão buscando resolver”, destaca Michel.

Atualmente são cerca de 4.800 servidores diretos da Prefeitura e o convênio atende, entre servidores e dependentes, cerca de 8 mil vidas.

 

 

MUDANÇA DE CULTURA

Apesar do pouco tempo à frente da Secretaria, Michel analisa que já conseguiu implantar mudanças de cultura de RH e que servidor tem sentido isso. “O RH está mais aberto. Temos recebido os servidores. Eles me procuram e eu faço questão de atender. A mudança de postura, de abrir diálogo de igual para igual foi o primeiro movimento que fizemos claramente na Secretaria e temos um feedback positivo”.

Também já foi implantada mudança no fluxo de atendimento. “Estava bagunçado. Um exemplo é a questão dos atestados. Servidor mandava atestado para RH, ou para Secretaria de origem, ou para encarregado. Ele ainda tinha que trazer o atestado físico aqui no RH. Então, existia falta de comunicação. Às vezes nem o encarregado direto tinha conhecimento, ligava aqui pra avisar que fazia 3 ou 4 dias que funcionário não aparecia e descobria que estava de atestado. Agora, o chefe imediato já recebe o atestado primeiro, para saber o que está havendo e para ajustar equipe. Depois envia para o RH. Mudamos regra também de apresentação. Temos o 1Doc, então paramos de receber de forma física. Eram cerca de 100 atestados por dia para receber pessoalmente. O servidor muitas vezes vinha de bairro longe, doente, para entregar. Acabamos com essa necessidade. Está mais organizado”, conta Michel, que acrescenta que outras questões estão sendo padronizadas também para melhor funcionamento do setor e atendimento mais adequado.

VALE ALIMENTAÇÃO

Outro tema debatido com servidores é o vale alimentação. “Dentro da linha que adotamos de conversar mais com servidores, muitos pediram para mudar a cesta básica por vale refeição. Mas não podemos tomar uma decisão dessas sem conversar com a classe, sem ver o sentimento da maioria. Abrimos uma consulta para todos darem opinião. Já colocamos o valor que podemos pagar, de R$ 390,00 para cada. Se aceitarem, conseguimos abrir a licitação com esse valor. Sentimos que servidores querem a liberdade de escolher o que querem comprar. Há crítica sobre itens da cesta, mas tem parcela significativa de servidores que gostam da cesta e só consideram necessário colocar itens com mais qualidade”.

Assim que encerrar a consulta, o resultado vai colaborar para a decisão sobre o modelo a ser adotado, se permanece a cesta ou se muda para o vale.

COMISSÃO CONTRA ASSÉDIO

A Secretaria de Recursos Humanos está implantando também uma Comissão de prevenção ao assédio moral, sexual e discriminação. “A CIPA já faz esse tipo de trabalho, mas há leis que determinam uma comissão específica para o enfrentamento. O Ministério Público do Trabalho tem solicitado também. A Prefeitura sofreu algumas ações de assédio, de diferentes governos anteriores e com essas diversas ações, o MPT recomendou a criação da comissão. Levamos em conta também o desejo do prefeito Daniel Martini e do vice-prefeito Alessandro Roncoletta de ter canal sigiloso para servidores se sentirem à vontade para falar”.

A comissão receberá denúncias de forma sigilosa, fará uma análise e encaminhamento necessário, além de criar ações educativas. “Muitas vezes o servidor não sabe que está sofrendo assédio e o próprio chefe imediato às vezes não sabe que a cobrança é abusiva, que está cometendo assédio, é preciso esse trabalho educativo”, explica Michel.

O secretário disse que outra proposta que o RH já estrutura é a criação do Núcleo de Apoio ao Servidor, com equipe formada por advogado, médico, psiquiatra, psicólogo, assistente social, educador físico, ginástica laboral e outros profissionais para atuação mais humana e multidisciplinar. “O RH estava cuidando muito da parte burocrática e esquecendo as questões humanas, as dificuldades do servidor no dia a dia. Queremos implantar com esse Núcleo um atendimento individualizado”.

A Secretaria de RH está estruturando ainda a Escola de Governo. “Já tínhamos uma diretoria, mas nunca foi implantada de fato. A Escola de Governo atuará na capacitação contínua do servidor. Serão cursos, parcerias com universidades para bolsas de estudo, ações para a formação contínua dos servidores. Nós trouxemos uma psicóloga, a Cintia Barbeiro, ela já foi contratada e está criando o programa”.

Michel finaliza contando que será iniciado o estudo para implantação de Plano de Cargos e Carreiras dos servidores. “A Educação já está avançada, já foi contratada uma empresa para fazer o estudo. E isso acelera o trabalho para fazermos com restante dos servidores. Vamos licitar esse estudo e apresentar um plano para que o servidor se sinta valorizado e veja um futuro na carreira”.