Anna Luiza Calixto recebe prêmio Prioridade Absoluta
Assinada pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, premiação é iniciativa do Conselho Nacional de Justiça.
O “Prêmio Prioridade Absoluta” é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça para premiar e disseminar ações, projetos ou programas que apresentem boas práticas inovadoras e eficientes que pautem a garantia dos direitos das crianças, dos adolescentes e dos jovens, considerados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Constituição Federal Cidadã como prioridade absoluta.
Em sua quarta edição, o prêmio – dividido nos eixos de proteção e medidas socioeducativas – selecionou em primeiro lugar na categoria empresa o Projeto Bem me quer, fundado e representado pela escritora e palestrante atibaiense Anna Luiza Calixto.
Anna atua no campo do direito da criança e do adolescente desde 2008, tendo fundado seu projeto social em 2015. A jovem já recebeu prêmios como Neide Castanha e Marco da Paz em reconhecimento a suas iniciativas de promoção da dignidade da infância. Autora de sete livros na área, Anna Luiza foi premiada pelo CNJ pela Jornada de Autoproteção que realizou no município de Avaré, no interior paulista, onde apresentou mais de duzentas palestras durante os anos de 2023 e 2024 para a prevenção e enfrentamento da violência sexual infantil, projeto que estimulou a identificação precoce de situações de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, elevando a curva de denúncias do município em 96%.
“Receber essa premiação é uma honra que não tem tamanho para nós do Projeto Bem me quer, mas não posso deixar de dizer que o verdadeiro prêmio foi cada momento, cada olhar de uma criança ou adolescente que investia sua confiança em um momento tão duro para denunciar o que estava sofrendo e pedir ajuda. Esse é o prêmio: fortalecer a rede de proteção e romper os ciclos de violências.” – contou Anna ao Atibaiense.
O troféu e a certificação que legitimam o prêmio vêm em nome do Presidente do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso e da Conselheira do Conselho Nacional de Justiça Renata Gil de Alcântara Videira, que reconhecem o trabalho do Projeto Bem me quer como iniciativa exitosa e prática inovadora no combate às violências contra crianças e adolescentes.
Anna recebeu a estatueta e compartilhou a conquista com seus seguidores nas redes sociais, registrando-a como fruto do apoio que tem recebido de membros do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes de todos os catorze estados por onde já passou com o Projeto Bem me quer.