Atibaia inaugura o NAM – Núcleo de Atendimento à Mulher

O NAM oferece atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica.

O Atibaiense – da redação

 

Na manhã de quinta-feira, dia 12, aconteceu a inauguração do NAM (Núcleo de Atendimento à Mulher) na delegacia de Atibaia. A vinda da sala especializada permitirá um atendimento mais especializado às vítimas de violência doméstica, fortalecendo a rede de apoio do município.
Participaram da cerimônia de inauguração o prefeito Emil Ono; Dr. Luiz Henrique Apocalipse Joia, delegado de polícia divisionário do Deinter-2 de Campinas; Dr. Sandro Montanari, delegado seccional de Bragança Paulista; Dr. Sebastião Alves de Oliveira, delegado titular de Atibaia; Dra. Carolina Cheque de Freitas, juíza da comarca de Atibaia; Dr. José Augusto Toledo Leite, juiz da comarca de Atibaia; Dr. Regina Bárbara Muradi, promotora de Justiça; vereadores Pi do Judô e Ana Beathalter, além de secretários municipais, policiais militares, PRF, policiais civis, representante do deputado estadual Edmir Chedid, representantes da Guarda Civil Municipal, de entidades da cidade e Conselho Tutelar.
Para o Dr. Sebastião, o espaço é mais confortável e garante um atendimento mais reservado. A entrada para a sala do NAM é feita pela lateral do prédio da delegacia (portão ao lado do estacionamento) e a vítima não precisa ter contato com pessoas que estão no plantão policial. Há ainda uma sala com brinquedos para as mulheres que estiverem acompanhadas de crianças.
“Para nós da Polícia Civil de Atibaia é uma satisfação entregar mais esse serviço. Deve melhorar ainda mais o atendimento. Nós notamos que os registros de violência doméstica têm aumentado, mas não se trata de um aumento da violência em si. Hoje as mulheres estão com mais acesso à informação, há uma legislação mais rigorosa, que foi aprimorada e temos rede de apoio mais engajada. Isso encoraja a mulher a denunciar mais, por isso os números em elevação”, explicou Dr. Sebastião.
O NAM vai ainda focar na investigação dos casos. “A investigação só pode ser bem-feita se houver um atendimento bem-feito. E é pensando no investimento no atendimento que o NAM é inaugurado, uma iniciativa do Deinter-2, de Campinas”, continuou o delegado durante a inauguração.

 

 

O delegado seccional de Bragança Paulista, Dr. Sandro Montanari, destacou que o NAM é um primeiro degrau para a vinda de uma Delegacia da Mulher para Atibaia. “O NAM é o prenúncio de uma Delegacia da Mulher em Atibaia. Acreditamos que a criação do NAM possa colaborar com a redução dos crimes contra a mulher. Há estudo empírico da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrando que onde há Delegacia da Mulher há redução da violência doméstica. Compusemos um time para o funcionamento do NAM, com duas escrivãs, uma policial civil feminina, todas elas com a sensibilidade e empatia para tratar as mulheres de Atibaia como devem ser tratadas”.
Para o delegado de polícia divisionário do Deinter-2, Dr. Luiz Henrique Apocalipse Joia, a Polícia Civil viabiliza com o NAM de Atibaia mais um importante instrumento de combate à violência doméstica e contra as mulheres. “A realização dessa obra foi a concretização de um sonho. A idealização do NAM foi fruto de trabalho intenso e integração da rede de atendimento às mulheres contando com o esforço, engajamento e compromisso de diversas pessoas”, comentou Dr. Apocalipse. Ele lembrou que na semana passada foi realizado em Atibaia um seminário voltado a levar conhecimento a todos que atuarão na rede de proteção à mulher em Atibaia, com a vinda do NAM.
O prefeito Emil Ono destacou que a Prefeitura, ao receber as informações sobre o NAM, na hora se prontificou a firmar a parceria. “Infelizmente temos eu ter um NAM na cidade. Esperaríamos não precisar, mas é necessário ter esse atendimento”. Emil ainda lembrou das ações da Prefeitura, como o programa Guardiã Maria da Penha, parceria da GCM com o Ministério público; a Casa de Acolhimento das mulheres vítimas de violência e o Centro de Referência da Mulher.
O NAM será mais um mecanismo de atendimento e as mulheres poderão ser atendidas de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial. Aos finais de semana, feriados e no período da noite continua o atendimento na chamada Sala Lilás, na delegacia, onde as mulheres são atendidas por uma delegada por videoconferência.