Inovação em todas as frentes da 79ª SOEA

Delegação de SP comenta potenciais da área tecnológica destacados no evento.

Na foto: Guilherme Del Nero Fiorellini (Gestor Regional do Crea-SP), Adriana Duarte Cintra(Presidente), Christiane Audi de Paula (Vice-Presidente), Priscila Gervasio, Paola Brugnera Teixeira eJosé Roberto Prado Junior, todos engenheiros e representantes da AEAAAR.

 

Do começo ao fim, a inovação esteve presente nos quatro dias de programação da 79ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), realizada de 7 a 10/10 em Salvador, na Bahia. Também, pudera, é o pensamento inovador e revolucionário que se destaca quando o assunto se volta para a área tecnológica. Para o Eng. Henrique Monteiro Alves, conselheiro do Crea-SP pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) e soteropolitano que há 10 anos não voltava à cidade, a feira foi uma oportunidade de observar as mudanças que aconteceram por lá. “Fiquei impressionado ao ver o quanto Salvador se transformou, além de toda a estrutura e tecnologia envolvidas neste evento”, contou. Veterano de profissão, o Engenheiro em Eletrônica acompanhou e fez parte de muitas transições do setor, mas ainda se encanta com as novidades que surgem.

Quando perguntado sobre qual coisa lhe vinha à mente quando se falava em inovação, ele logo apontou: “O transistor. É a maior invenção do mundo moderno”, afirmou Alves, que foi certeiro em sua resposta. Para quem não sabe o que é isso, o transistor é um dispositivo que permeia praticamente toda e qualquer tecnologia, sendo o grande responsável (ainda que não em tamanho) por conduzir correntes elétricas em circuitos eletrônicos. Ou seja, em um evento do porte da SOEA, por onde circularam mais de 6 mil pessoas, com seus computadores e celulares, equipes de vídeo e até alguns robôs, os ativos principais, invisíveis aos olhos dos participantes, mas decisivos para a manutenção da mega estrutura, foram os transistores. Até mesmo na saúde essa ferramenta pode representar uma solução, já sendo utilizada por pesquisadores ao redor do mundo para facilitar a detecção de doenças e tratamento das mesmas. Isso em versões mínimas, chamadas de nanotransistores. As possibilidades são infinitas e, seguindo a inspiração do Eng. Pedro Pimenta, podem promover verdadeiras ressignificações do que o trabalho da área tecnológica representa para a sociedade. Pedro é tetra-amputado e autor do best-seller Superar é Viver, livro em que relata como teve os braços e as pernas amputados, aos 18 anos, quando ainda sonhava em ser Engenheiro.

Foi devido às consequências de uma meningococcemia grave, tipo de meningite bacteriana, que Pedro buscou maneiras de mudar sua nova realidade, criando, tempos depois, uma clínica de próteses especializada em casos desafiadores. Tudo isso ele contou no último dia da 79ª SOEA: “Vocês vão entender um pouco da minha história e que a Engenharia está em toda parte”, afirmou Pimenta.

A palestra despertou ainda mais motivação entre o público. “Foi muito gratificante participar desse momento”, disse o Eng. Yves Carbinatti,secretário de Esportes de Rio Claro e inspetor do Crea-SP no município, que esteve como mestre de cerimônia. O tema da acessibilidade é conhecido por Yves, que é cadeirante, e também pela influenciadora e modelo Paola Antonini, que perdeu a perna em um acidente de carro e, desde então, se dedica à luta da pessoa com deficiência.

Os detalhes da vivência de Pedro e de Paola, você pode acompanhar no podcast do Estúdio SOEA. Educar é inovar O encontro mostrou que a educação é o caminho para estar junto às transformações que acontecem no mundo. E que, somente dessa forma, será possível preparar os profissionais para os desafios do futuro, adotando o empreendedorismo, a inclusão e a tecnologia como diretrizes fundamentais. A coordenação do Colégio de Instituições de Ensino de São Paulo (CIES-SP) se alimentou de diversos conteúdos que ressaltaram isso. “Cada ano vemos a SOEA inovando mais e tentando superar uma situação que encontramos na educação, em que quem ensina também precisa aprender”, pontuou a coordenadora Eng. Agr. Andrea Sanches.

É tentando reverter esse cenário, em busca de referências para compartilhar com as instituições de ensino paulistas, que a Engenheira Agrônoma aproveita as ocasiões como a feira para absorver as novidades. “Vou levar as novas tecnologias, os dados atualizados e as novas informações para as minhas aulas”, argumentou. O colega e coordenador adjunto Eng. Roberto Racanicchi complementou. “Já são 12 edições em que participo. Falou em Engenharia, é um prazer estar presente”. Para ele, que é Engenheiro Civil, o destaque é, “sem dúvida, a inovação tecnológica.

Pensamos nisso o tempo todo, queremos aprender e o que vou levar desta edição é que é preciso desaprender para aprender de novo”, finalizou.

A 79ª SOEA, realizada de 7 a 10/10 em Salvador,teve a participação do Gestor Regional do Crea-SP, além da Presidente, Vice-Presidente e Diretores, que representaram a AEAAAR.

O evento discutiu tópicos como Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade, visando promover o avanço nas áreas de Engenharia e Agronomia.