Fechamento da Pedra Grande e do Parque do Itapetinga é prorrogado
A decisão foi tomada após uma reunião do gabinete de crise do Governo, devido à continuidade das condições climáticas de risco nos próximos dias.
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), prorrogou o fechamento de 81 Unidades de Conservação do Estado, entre elas o Monumento Natural da Pedra Grande e o Parque Estadual do Itapetinga em Atibaia. A decisão foi tomada após uma reunião do gabinete de crise do Governo, devido à continuidade das condições climáticas de risco nos próximos dias. Os parques estão fechados desde o dia 1º para proteger a população e manter foco total na prevenção a incêndios nessas áreas de preservação.
Mesmo com o fechamento e as medidas de prevenção, parte do Parque Estadual do Itapetinga, dentro do território de Bom Jesus dos Perdões, sofreu com as queimadas na semana passada. O fogo destruiu cerca de 100 hectares de mata.
Segundo a portaria da Fundação Florestal, apenas os parques estaduais Campos do Jordão e Cantareira estarão parcialmente abertos para os visitantes, nas áreas concessionadas, desde que não haja risco aos visitantes. Durante esse período, todas as equipes que trabalham nas Unidades de Conservação continuarão a se dedicar exclusivamente ao monitoramento territorial, combate a incêndios, sensibilização das comunidades dos entornos e apoios administrativos e logísticos.