Atibaia realiza ações de saúde dentro das escolas municipais
Programa Saúde na Escola já beneficiou mais de 4 mil alunos na cidade este ano com atividades que incluem alimentação saudável, vacinação e saúde bucal.
Em iniciativa que une saúde e educação, a Prefeitura de Atibaia tem realizado ações de promoção, prevenção e atenção à saúde no ambiente escolar, no âmbito do Programa Saúde na Escola. Desde o início do ano letivo, 4.227 alunos do município foram beneficiados com as atividades, e a meta é abordar cerca de 16 mil crianças com diversos temas.
Rede pública de ensino
Para ampliar a cobertura das ações e beneficiar estudantes e suas famílias, a Prefeitura optou por incluir também a rede pública estadual. Na quarta-feira (8), houve reunião intersetorial, envolvendo gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e coordenadores pedagógicos, com o objetivo de estreitar os laços entre os profissionais das pastas para dar celeridade ao trabalho em rede, considerando as necessidades e especificidades encontradas nos territórios das escolas e das UBS.
Temas abordados
Os temas trabalhados com os alunos são variados: orientação sobre alimentação saudável, saúde bucal, meio ambiente, paz, vacinação e saúde ocular. Somente neste mês de maio, estão previstas 23 visitas a diversas escolas da cidade para orientações e atendimentos em saúde. As atividades vão até o fim do ano.
Saúde bucal
Em 2024, as ações referentes à saúde bucal nas escolas foram implementadas com atividade denominada Tratamento Restaurador Atraumático (ART). O procedimento consiste em utilizar técnicas minimamente invasivas, sem a necessidade de uso de instrumento rotatório. As crianças passaram por uma triagem e, a partir da autorização dos pais, foram submetidas ao tratamento. A iniciativa foi muito bem aceita pelos pais e estudantes.
Programa Saúde na Escola (PSE)
O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e dos profissionais da educação. Ao aderir ao programa, as Secretarias da Saúde e Educação assumem um compromisso com a garantia da atenção integral à saúde dos estudantes e formação integral, por meio de ações de prevenção, proteção e promoção à saúde.