Mata Ciliar recebe jiboia encontrada em fábrica de papel de Jundiaí
A medida em que a devastação ambiental aumenta e zonas urbanas avançam sobre áreas de mata, a educação ambiental se mostra cada dia mais necessária em nossa sociedade, como uma verdadeira ferramenta para a proteção de nossa biodiversidade. Pois, dessa forma, evitamos que animais presos em locais com a presença humana sejam menos prejudicados pela falta de conhecimento em como agir nessas situações. Como o caso desta jiboia, que foi encontrada em uma fábrica de papel em Jundiaí e colocada dentro de um saco plástico, amarrado, e dentro de uma caixa de papelão.
Acionados, os agentes da Guarda Municipal de Jundiaí realizaram o resgate e a trouxeram ao Cras da Mata Ciliar, onde nossa equipe realizou as primeiras análises clínicas, constatando que o animal estava apto e sem alterações de saúde. Agora, a jiboia passará por observações comportamentais e, possivelmente, será solta na natureza.
Em casos como este, em que o animal não apresenta problemas físicos visíveis de saúde e se encontra preso, sem meios de conseguir sair, é crucial evitar o contato e o manuseio desnecessário, que pode acabar prejudicando tanto o animal, quanto as pessoas. Portanto, o munícipe deve acionar o órgão responsável para realizar a captura, realizada por profissionais da área.
MATA CILIAR
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.