Prefeitura de Atibaia inaugura primeira Sala de Amamentação na Santa Casa
Local começou a funcionar nesta sexta-feira (10) e servirá para auxiliar e estimular as mães a amamentarem seus bebês.
Em mais uma ação que visa fortalecer o aleitamento materno, a Prefeitura de Atibaia implantou uma Sala de Amamentação na Santa Casa, um espaço reservado e aconchegante para as mães receberem auxílio e serem estimuladas a amamentarem seus bebês.
No local, dentro da Maternidade da Santa Casa, a equipe de enfermagem da Santa Casa terá a tranquilidade necessária para orientar as mães sobre a amamentação, que desperta tantas dúvidas nas mulheres.
O evento de inauguração nesta sexta-feira (10) contou com a presença do vice-prefeito de Atibaia, Fabiano de Lima, que elogiou a iniciativa. “É um espaço importante para os primeiros passos dos nossos recém-nascidos, cuidando da segurança alimentar das nossas crianças. Vão ser bem cuidados tanto a mãe como o recém-nascido neste espaço da Santa Casa”.
A secretária de Saúde, Sonia Carvalho, falou sobre os benefícios do local. “Esta Sala de Amamentação da Santa Casa tem o objetivo de acolher as mães assim que os bebês nascem, num ambiente agradável e aconchegante, onde essas mães e crianças terão todo o apoio da equipe médica e de enfermagem para que consigam realizar a amamentação”.
O interventor municipal da Santa Casa, Lauro Takao, destacou a participação de toda a equipe técnica da Santa Casa, desde médicos e enfermeiros, na implantação da Sala de Amamentação, que, segundo ele, “é um grande benefício que está sendo feito para as mães de Atibaia”.
A criação da Sala de Amamentação ocorre após um mês todo dedicado pela Secretaria de Saúde de Atibaia à campanha “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”, do Agosto Dourado. Foram realizadas uma série de ações para enfatizar a importância do aleitamento materno, incluindo visitas às unidades de saúde e “Grupos de Conversa” com profissionais das UBSs.
Outra importante iniciativa da Prefeitura de Atibaia para impulsionar o aleitamento materno é a criação de um Banco de Leite Humano (BLH) no município que promete ser referência para a região, com previsão de funcionamento para o começo do ano que vem.
A Secretaria de Saúde já iniciou um mapeamento das unidades de saúde de Atibaia para recolher informações e dados sobre o aleitamento materno, como estratégia de estruturação e com intuito de desenvolver a capacitação dos profissionais. Ao mesmo tempo, uma estrutura física está sendo montada para abrigar o futuro Banco de Leite, em uma área de 600 metros quadrados, na região central da cidade, o que deverá favorecer o acesso às mães com dificuldade na amamentação.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. O leite materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde.