Atibaia volta à fase laranja e decreta novas regras contra Covid-19
A partir de 1º de março, bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais poderão funcionar com atendimento presencial até 20h com no máximo 50% da capacidade,
O município de Atibaia terá novas regras de enfrentamento ao Coronavírus depois que o Estado de São Paulo reclassificou a região de Campinas, da qual Atibaia faz parte, para a fase laranja do Plano São Paulo de controle da pandemia. Mais de 70% da população do Estado está na fase laranja.
De acordo com novo decreto municipal, a ser publicado na segunda-feira (1º de março), os estabelecimentos comerciais de Atibaia estão autorizados a funcionar com atendimento presencial até 20h, com no máximo 50% de sua capacidade, respeitando os protocolos de combate à Covid-19.
Bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniências, cafés e similares também poderão exercer suas atividades com atendimento presencial até, no máximo, 20h, desde que obedeçam as seguintes regras: utilizar no máximo 50% de sua capacidade de atendimento aos clientes; permitir até seis pessoas por mesa e observar as medidas sanitárias determinadas pela Secretaria de Saúde. O atendimento ao cliente mediante entrega para viagem, pessoalmente ou pelo sistema “drive-thru”, pode funcionar até 22h, e o sistema de delivery está liberado até às 5h aos estabelecimentos com alvará de funcionamento.
A reclassificação de várias regiões do Estado ocorre devido à piora nos índices de avanço do Coronavírus. Os leitos da Região Bragantina, por exemplo, estão com 100% de ocupação e os de Atibaia com 65%. Além disso, o aumento do número de casos tem sido constante desde o início do ano.
Desde sexta-feira (26) também está em vigor decreto do governo do Estado de São Paulo que determina restrição de circulação entre 23h e 5h. Atibaia vai seguir essa restrição, para coibir as aglomerações e eventos clandestinos, com o objetivo de reduzir o número de casos e óbitos por Covid-19 na cidade.
“É preciso ressaltar que o cenário hoje, não só em Atibaia, mas em todo o país, é um dos piores desde o início da pandemia. Aqui em Atibaia nunca tivemos um aumento tão brusco do número infectados. Tivemos um aumento de 61% no número de casos e 64% no número de óbitos de 31 de dezembro de 2020 até a presente data, e isso compromete o atendimento do sistema de saúde como um todo, tanto a rede pública quanto a particular”, afirmou o prefeito Emil Ono em pronunciamento na noite de sexta-feira.