Quando a terra vira cor: identidades rurais de Atibaia celebradas por meio da arte

Mural e oficinas de arte-educação do projeto OLHARES RURAIS trabalham a importância e autoestima das comunidades rurais de Atibaia

Nas últimas semanas, o projeto OLHARES RURAIS esteve presente nos bairros do Rio Acima e Boa Vista com ações artísticas envolvendo tintas de terra e celebrando as identidades rurais.

Sob a mediação dos arte-educadores Daniela Fujiwara, Juliana Celiberti e Marcelo Goulart, foram realizadas duas oficinas de pintura com tinta de terra: uma delas no Rio Acima, na E.M. Ignácio Borges, com alunos do 2º ao 5º ano; e a outra no Boa Vista, na E.E. Prof. Constantino Simões de Lima, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.

Além de aprender a preparar as tintas de terra, as crianças puderam sentir as diferentes texturas de terra e transpor para o papel elementos que fazem parte do cotidiano da área rural. Esses alunos e suas famílias vivem em extremos da cidade, em bairros próximos a municípios vizinhos e pouco conhecidos por quem vive nas áreas centrais de Atibaia.

As pinturas feitas pelas crianças nas oficinas farão parte da exposição do OLHARES RURAIS, a partir de janeiro, no Centro Cultural André Carneiro.

O projeto também acaba de inaugurar um mural feito com tintas de terra, intitulado “A Guardiã da Roça”, no Centro Comunitário do Boa Vista, espaço frequentado por moradores e por onde passam diariamente funcionários que trabalham no viveiro municipal.

A escolha de abrigar o mural nesse bairro não foi por acaso. Mais do que ser uma região rural da cidade, o bairro do Boa Vista e seu vizinho Cachoeira compõem uma área essencial para o abastecimento de água da cidade. E, portanto, são lugares onde a proteção do meio ambiente deve ser redobrada.

Quem mais contribui para essa proteção é a população local, formada por produtores rurais e diversas famílias que cuidam da terra, das matas, dos rios e de toda riqueza natural que existe por lá. Apesar de sua importância para a qualidade de vida de toda população da cidade, a comunidade rural ainda é pouco valorizada.

Diante disso, o OLHARES RURAIS busca por meio da arte realçar a autoestima de quem vive no campo e mostrar as belezas da cultura rural.

Este projeto é realizado por meio do Edital de Chamamento Público nº 001/2024 do município de Atibaia, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e conta com o apoio da CSA Atibaia, Sindicato Rural de Atibaia, SIMBiOSE, Coletivo Desvio Padrão, UNIFAAT e Prefeitura da Estância de Atibaia.

Para saber mais e acompanhar o projeto, siga o perfil do OLHARES RURAIS no Instagram: https://www.instagram.com/olhares.rurais/