Governo Daniel Martini entrega nova creche comunitária no Jardim Imperial

Unidade “Professor Walter Barca” atenderá 188 crianças de 0 a 3 anos em tempo integral.

 

A Educação de Atibaia está fechando o ano com chave de ouro. A Prefeitura inaugurou, na manhã de sexta-feira (12), a Creche Comunitária Professor Walter Barca, no bairro Jardim Imperial. A unidade irá atender 188 crianças de 0 a 3 anos, em tempo integral. A creche está localizada na Rua Caravelas, nº 403, e foi construída pela Secretaria de Obras, seguindo rigorosos padrões de qualidade, acessibilidade e segurança, em conformidade com as normas técnicas.

A entrega marca a ampliação do acesso à educação infantil de qualidade, especialmente nas regiões com maior demanda por vagas, como é o caso do bairro Jardim Imperial e adjacências. Em relação às matrículas, a Secretaria da Educação já está fazendo o cadastro das famílias interessadas nas vagas. Os interessados podem procurar a Central de Vagas, que fica na Rua Bruno Sargiani, nº 100, Vila Rica (ao lado do AME). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Os responsáveis podem fazer inscrição também pela internet, pelo link LISTA DE ESPERA – ATIBAIA .

Horário estendido

A Creche Comunitária Professor Walter Barca também terá oferta de atendimento em horário estendido, para atender as famílias que comprovarem a necessidade do serviço de acolhimento de seus filhos até as 18h. A Administração Municipal está dando apoio às famílias que precisam trabalhar até mais tarde e, assim, deixar seus filhos aos cuidados da Secretaria da Educação. “Esse acolhimento é essencial para pais e responsáveis das crianças que não conseguem buscar às 17h, por conta do trabalho. A Prefeitura valoriza as famílias e oferece todo o apoio possível, oferecendo o serviço de horário estendido para quem precisa”, disse o prefeito municipal durante a cerimônia de inauguração da unidade.

Projeto inédito para construção e manutenção de escolas no município

O prefeito anunciou que a Prefeitura está elaborando a PPP da Educação Infantil, iniciativa que prevê a construção e a manutenção de creches e escolas da educação infantil em parceria com a iniciativa privada. Nesse modelo, a parte estrutural das unidades ficaria sob responsabilidade das empresas parceiras, enquanto toda a área pedagógica permaneceria integralmente a cargo da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo ele, a proposta tem como objetivo garantir mais agilidade na criação de novas unidades escolares, diante de um cenário de orçamento restrito e das dificuldades enfrentadas pelo município para obter financiamentos ou linhas de crédito junto aos governos estadual e federal. A Prefeitura estuda novas possibilidades com a Caixa Econômica Federal, referência nacional em parcerias público-privadas. A estruturação do projeto, conforme informado, está sendo desenvolvida sem custos para o município.

Um projeto semelhante de PPP também está em articulação para a área de iluminação pública.

Plano de Educação

Outro tema abordado durante a entrega da creche Walter Barca foi a elaboração do Plano de Carreira da Educação, documento que está sendo criado para organizar a estrutura profissional dos educadores da rede municipal, definindo cargos, funções, jornadas, remuneração e critérios de evolução na carreira. É uma antiga reivindicação dos servidores da Educação, que finalmente está sendo atendida. A Prefeitura contratou o IBAN para fazer os estudos e desenhar o projeto, que foi apresentado aos servidores nesta semana e em breve será enviado à Câmara Municipal, para apreciação e discussão dos vereadores.

Professor Walter Barca

A denominação da creche comunitária em homenagem ao Professor Walter Barca foi uma iniciativa da então vereadora Ana Beathalter, prevista pelo Projeto de Lei nº 25, de 28 de março de 2024, de sua autoria, aprovado na Câmara Municipal.

Walter Barca (1940–2024) foi um educador atibaiense que dedicou mais de três décadas ao serviço público, atuando como professor, diretor e assistente de direção em diversas escolas do município. Também esteve à frente da Secretaria de Educação e Cultura de Atibaia em duas gestões, contribuindo de forma decisiva para o fortalecimento da rede de ensino. Reconhecido por sua ética, compromisso e generosidade, deixou um legado de dedicação à educação e à comunidade.