Atibaia é a 6ª cidade mais segura do Brasil e 3ª do Estado
A MySide utiliza o ranking para mostrar as regiões mais seguras e com mais qualidade de vida do país e compara todas as cidades com mais de 100 mil habitantes.
O Atibaiense – da redação
Atibaia é considerada a 6ª cidade mais segura do Brasil e a 3ª mais segura em todo o Estado de São Paulo. Na região, é a mais bem colocada. O ranking é feito pela MySide e a classificação utiliza indicador que leva em conta a taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes.
Para alcançar a 6ª posição, Atibaia apresentou taxa de 4 homicídios a cada 100 mil habitantes. Tanto no ranking nacional como estadual, Atibaia fica à frente de outros municípios da região. Bragança Paulista é a 10ª do país e 6ª no Estado com taxa de 4,7 e Itatiba figura como 13ª do país e 8ª no Estado, apresentando taxa de 5,2.
A MySide utiliza o ranking para mostrar as regiões mais seguras e com mais qualidade de vida do país e compara todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. São analisados os dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e do Censo do IBGE para a análise sobre as cidades que se destacam em segurança.
Em 2025, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), Atibaia registrou, até setembro, 4 homicídios. Em 2024, durante o ano todo, a cidade também teve 4 homicídios registrados.
PRODUTIVIDADE POLICIAL
Não apenas os dados da MySide são positivos para Atibaia, mas também as estatísticas criminais mensais da SSP. Os mais recentes, referentes a setembro, mostram que o total de prisões feitas pela polícia da cidade aumentou mais de 18% em relação a agosto. Já o total de pessoas presas em flagrante foi 15% maior. Até setembro, são 572 prisões efetuadas e 418 presos em flagrante.
Há melhora ainda em relação a 2024. Na comparação entre janeiro e setembro do ano passado e deste ano, a alta no total de prisões foi de 5,5% e no total de presos ficou em 4,2%.
Os dados de produtividade policial mostram ainda que houve 33 ocorr6encias de porte de entorpecentes, 164 de tráfico de drogas, 25 apreensões de entorpecentes, 7 casos de porte ilegal de arma de fogo, 28 armas de fogo apreendidas, 367 flagrantes lavrados, 29 menores de idade apreendidos em flagrante, 4 apreendidos por mandado, 418 presos em flagrante, 229 presos por mandado e 572 prisões efetuadas. Além disso, 134 veículos foram recuperados e 1.362 inquéritos foram instaurados.
INVESTIMENTOS
NA SEGURANÇA
Atibaia vem investindo na segurança pública nos últimos anos. A Muralha Digital, que integra as câmeras, tem sido grande aliada para redução de índices criminais e para a pronta resposta tanto da Guarda Civil Municipal como da Polícia Militar na prisão de criminosos, especialmente em casos de roubos e furtos a comércios e residências. Também tem funcionado bem para recuperação de veículos furtados e roubados, além de alertar sobre a entrada de suspeitos na cidade.
Há hoje câmeras de monitoramento em todas as entradas e saídas da cidade, além das vias mais importantes, facilitando o trabalho policial.
O efetivo da GCM foi ampliado e há 12 novos veículos, alugados, para colaborar com os patrulhamentos. A Polícia Civil recebeu reforço de policiais e escrivães no ano passado.
E é preciso destacar ainda o trabalho conjunto do GGI, o Gabinete de Gestão Integrada, que colabora para as estratégias e ações que resultam em mais efetividade e queda nas taxas criminais. Fazem parte do GGI a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal de Atibaia, Poder Público Municipal, Poder Judiciário e Ministério Público.



