Atibaia terá Estação Literária no mês de outubro com 15 mil livros para estudantes
O Atibaiense – Da redação
A Educação de Atibaia terá uma grande novidade em outubro: a Estação Literária. A secretária de Educação, Denise Barbosa, contou ao jornal O Atibaiense que o evento, programado para acontecer de 6 a 15 de outubro, vai mobilizar a rede municipal. Haverá ainda um final de semana aberto ao público.
“As crianças têm muito acesso a livros, escolas têm acervo. Não é comum em outras redes municipais. Temos a cultura de leitura aqui na rede de Atibaia. Precisamos fortalecer esse programa que é consolidado na cidade. Todo ano crianças iam no Cine Itá no fim do ano assistir a uma peça de teatro e ganhavam um livro. Pensamos em novo formato para esse momento, consolidando o trabalho de literatura ao longo do ano. Algo muito maior. Crianças terão quatro momentos, quatro estações diferentes voltadas para a literatura”, conta.
Denise explica que todas as crianças de 4 a 10 anos vão passar pelo evento, na Estação Atibaia. “Teremos momento do ontem, hoje e amanhã. Estamos estimando 1000 alunos por período. Cerca de 12 mil alunos devem passar pela Estação. No ontem teremos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e contação de história. Literatura mais tradicional. Outra estação será a exposição da Mostra de Arte, que já é projeto da Educação. Interação de personagens. Terceira estação é o hoje, como Bienal do Livro. Stands de editoras, palco com autor. Crianças passam por visitas nos stands e terão vale livro. Antes, a Secretaria de Educação dava o livro para as crianças. Agora elas vão receber o vale. São 64 títulos diferentes e a criança escolhe entre esses qual ela quer. Temos 15 mil livros. Vão para a Estação Literária uma parte e restante para as creches. As crianças de creche terão apresentação dentro das creches e 1 livro para cada”, explica.
A secretária fala que tem a estação do futuro, que é o amanhã. “Teremos momento de interação das crianças com uso de tecnologia voltada para literatura, como audiolivro, cromebook, lousas interativas e óculos de realidade virtual. Tudo com grande enfoque da valorização da leitura para processo de formação humana”.
O evento vai mobilizar toda a rede municipal. “É um grande movimento de literatura para marcar o nosso calendário de cidade. Pretendemos implantar todos os anos e aumentar o evento”.
No último dia haverá palestra de formação para professores e comemoração do Dia do Professor. São quase 1.000 professores na rede hoje e todos estarão envolvidos.
A programação da Estação Literária foi cuidadosamente pensada para atender a diversos públicos:
-
06 a 15 de outubro: ações exclusivas para alunos da rede municipal de ensino, do Infantil III ao EJAI;
-
10 de outubro: dia dedicado aos alunos das escolas estaduais;
-
11 e 12 de outubro: aberto ao público geral, com atividades para toda a família;
-
16 de outubro: formação especial para educadores, com palestra exclusiva para professores;
-
20 de outubro a 07 de novembro: oficinas cênicas em creches municipais e comunitárias, voltadas para crianças de 0 a 3 anos.
*Mais informações sobre a programação do evento aberto ao público serão divulgadas em breve.




