Atibaia deve ganhar quatro novas creches, afirma Secretária de Educação
Em entrevista ao jornal O Atibaiense, secretária de Educação Denise Barbosa enfatizou que proposta é zerar fila de creches no município.
O Atibaiense – Da redação
A Secretaria de Educação de Atibaia está investindo em novas creches, com objetivo de zerar a fila, hoje próxima a 400 crianças. Em entrevista ao jornal O Atibaiense nesta quinta-feira, dia 4, a secretária da pasta, Denise Barbosa, contou sobre os projetos em andamento. Uma delas deve ser entregue ainda este ano.
Formada em Psicologia e Pedagogia, com especialização em Gestão, Supervisão, Tecnologia, Atendimento Educacional Especializado, Educação Especial e Psicopedagogia, Denise assumiu a Secretaria de Educação no governo Daniel Martini, em janeiro. Com mais de 30 anos atuando na área, sendo 25 no setor público, a secretária falou sobre diferentes projetos, entre eles as creches.
Atualmente Atibaia conta com 64 unidades na rede municipal de ensino, com 15 mil alunos de 0 a 10 anos (creche, educação infantil e pré-escola e ensino fundamental I – 1º ao 5º ano).
“Nosso grande desafio hoje é a ampliação de jornada de tempo integral e ampliação de vagas de creche. Estamos com creche em construção no Nova Cerejeiras e estamos entregando ainda este ano uma unidade no Jardim Imperial. Estão em fase de licitação duas creches novas, uma no bairro do Tanque e uma no Portão. Fora isso temos ampliações. Creche Nova Geração vamos ampliar, com mais duas salas. A Beija-Flor e Mãe Natureza também serão ampliadas. Já estão em processo licitatório ou de projeto”, conta a secretária.
De 2025 para 2026 a meta é aumentar em 380 o número de vagas em creche. “Desafio é zerar a lista em 2 anos. Temos quase 400 crianças em lista de espera”.
Os alunos em idade escolar obrigatrória não enfrentam fila de espera. “Idade escolar temos todas as vagas garantidas. Não há nenhuma criança fora da escola a partir dos 4 anos, que é a idade obrigatória. Não existe necessidade de novas construções de escolas, mas ideia é ampliar espaço para mais escolas de tempo integral. Algumas escolas já vamos passar para o período integral”.
HORÁRIO AMPLIADO
Denise explica ainda que o horário ampliado nas creches tem atendido às necessidades das famílias. No começo deste ano, o prefeito Daniel Martini determinou que as creches funcionarão até 18h para aqueles que precisam.
“Em torno de 10% do público de creche usa a ampliação de horário. Foi muito trabalhado com a comunidade porque é muito tempo que a criança fica na creche, então é só na necessidade da família que trabalha. Foi feita triagem, pais tiveram que apresentar documentação de que a criança precisa ficar na escola das 16h30 às 18h. Nós garantimos para esses pais que efetivamente trabalham porque uma criança chegar às 7h30 da manhã e ficar até 18h na creche é muito tempo. Tanto que das 16h30 às 18h damos mais uma refeição para a criança e tem um tempo que a criança fica de recreação, nada de atividade pedagógica. É apenas para cuidar, para esperar o familiar buscar. Nem todas ficam até 18h. Tem mãe que busca 17h, 17h30, é horário que ela sai do trabalho”, explica Denise.
“Todos que têm demanda, que precisam desse horário estendido têm a rede. Resolvemos muitos problemas da mãe, especialmente a mãe solo, que não tem rede de apoio”, completa.
REFERÊNCIA NO IDEB
Atibaia hoje é considerada uma referência na região quando o assunto é o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “O resultado da educação pública de Atibaia comparado com outras cidades da região, Atibaia é melhor, é referência em educação. O IDEB de Atibaia é muito bom e está em 7.3”, ressalta Denise.
Denise conta que esse ano os alunos passam por avaliação do Saeb e sai a avaliação do IDEB. “Temos feito um trabalho forte com 5º anos. Traçamos estratégias finais com escolas, fizemos grande reunião e escolas estabeleceram suas metas próprias. Cada escola tem uma nota”.
A novidade, segundo a secretária, é que os alunos terão três sábados de aulas preparatórias. “Já tivemos um e teremos outros dois. Todas as 26 escolas de ensino fundamental estão com professores trabalhando aos sábados. Foi por adesão. Alteramos o calendário. Do fim do ano veio para o sábado. Eles vão entrar de férias antes. Quem não aderiu nós fizemos convite aos professores ingressantes. Esses professores não têm direito a férias em janeiro. Para terem folga em janeiro, se trabalharem sábado ganham folga em janeiro, troca o dia. Tem salas que temos professor e o professor ingressante dando suporte. Foco em português e matemática para essa prova”.
Denise acrescenta que a preparação envolve reforço, essas aulas de sábado e material diferenciado, além de simulados.



