Bom Jesus dos Perdões conquista título de Município de Interesse Turístico

Reconhecimento garante mais investimentos em turismo, infraestrutura e desenvolvimento para toda a população.

Foto: Marcelo Máximo da Fonseca

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quarta-feira (27), em sessão extraordinária, a titulação de 70 novos Municípios de Interesse Turístico (MITs). A sessão contou com a participação de prefeitos, representantes municipais, parlamentares e do secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena. Com a aprovação, São Paulo passa a ter 214 MITs, que podem pleitear – mediante o ranqueamento realizado a cada três anos – os recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), para projetos de infraestrutura turística.
Na região, Bom Jesus dos Perdões e Pedra Bela agora fazem parte da lista. Os 70 novos municípios ainda não terão acesso imediato aos recursos. Para isso, precisarão participar do próximo ciclo de ranqueamento, em 2027.
“É um modelo único no Brasil. A decisão soberana da Alesp está alinhada com o governo. São Paulo tem agora 44% dos municípios falando de turismo. É o início de um novo momento para o turismo do nosso estado e esse novo momento começa com uma mensagem impactante e extraordinária que esta assembleia manda para o Brasil. Turismo é bem-estar, é o nosso cheiro e jeito, é beleza é a bola da vez e representa quase 10% do PIB do estado. Parabéns aos novos MITs”, frisou Lucena.
A política de Estâncias Turísticas é histórica em São Paulo. Criada na década de 1940, garantiu que cidades com vocação turística recebessem apoio do Estado para estruturar atrativos e serviços. Em 2015, foi ampliada com a criação dos MITs, democratizando o acesso aos benefícios e fortalecendo a rede de destinos. Para os turistas, esse ecossistema resulta em cidades mais preparadas, com infraestrutura qualificada, atrativos organizados e melhor experiência de visitação.
O presidente da Alesp, André do Prado, destacou a aprovação unânime do projeto e afirmou que o avanço beneficia todo o Estado. “É um dia histórico para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Os projetos estavam aqui na Casa há anos esperando e nós conseguimos articular com os deputados, líderes do governo, inclusive com a oposição, para que pudéssemos votar conjuntamente”, disse.
Confira a lista das 70 cidades que receberam a titulação: Americana, Andradina, Anhumas, Arapeí, Arealva, Arujá, Barão de Antonina, Bariri, Bastos, Bauru, Bom Jesus dos Perdões, Borborema, Caieiras, Cajati, Campinas, Capão Bonito, Casa Branca, Cássia dos Coqueiros, Castilho, Catanduva, Colina, Colômbia, Conchal, Corumbataí, Cravinhos, Dumont, Florínea, Gália, Guapiara, Guaraci, Ipaussu, Itaí, Itatinga, Jaguariúna, Lagoinha, Lorena, Louveira, Lucélia, Maracaí, Mesópolis, Mogi Guaçu, Monte Aprazível, Orindiúva, Ourinhos, Pedra Bela, Penápolis, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Rita d’Oeste, Santana de Parnaíba, Santo André, Santo Antônio do Aracanguá, Santo Antônio do Jardim, São Sebastião da Grama, Sorocaba, Suzano, Tabapuã, Taquaritinga, Taubaté, Torre de Pedra, Tuiuti, Uru, Vargem Grande do Sul, Vinhedo e Zacarias.