Transposição da Fernão Dias vai sair do papel: “Luto por isso há anos”, diz deputado Saulo Pedroso

Pelo menos R$ 3 bilhões serão investidos no trecho que liga São Paulo a Belo Horizonte e serão aplicados nos três primeiros anos.

O deputado Saulo Pedroso comemorou essa semana a notícia sobre o novo contrato de concessão da Rodovia Fernão Dias – que, segundo ele, vai viabilizar obras e melhorias pelas quais têm lutado há anos para Atibaia e região, como a transposição que faz a ligação entre as regiões do Imperial/Cerejeiras e Alvinópolis, principal acesso para a região central da cidade.
O contrato, que vai até 2040, prevê aporte de R$ 9,5 bilhões para investimentos em obras, com foco na recuperação do pavimento e ampliação da rodovia, com novos túneis e faixas adicionais. Pelo menos R$ 3 bilhões serão investidos no trecho que liga São Paulo a Belo Horizonte e serão aplicados nos três primeiros anos.
“Foi histórica a transformação que fizemos na região do Imperial, Cerejeiras e Caetetuba, que ficou alheia aos investimentos da administração municipal durante décadas e que sofreu não só por uma separação geográfica do restante da cidade, cortada pela rodovia Fernão Dias, como também social e cultural. Considero essa obra uma das mais importantes intervenções de mobilidade urbana para a cidade, porque não só vai facilitar o acesso ao Centro, promovendo maior integração entre as regiões, como vai desafogar o trânsito nas principais avenidas dos bairros”, explica Saulo.
Além da obra de transposição, o deputado também levou para discussão nas audiências públicas sobre a Fernão Dias, a importância das obras de drenagem no Portão, para combater os alagamentos recorrentes no bairro – uma responsabilidade, segundo ele, da concessionária. “Desde que assumi na Câmara dos Deputados, tenho intensificado essa articulação junto ao governo federal e à concessionária para viabilizar essas melhorias”, completa.
Entre as intervenções previstas no trecho entre São Paulo e Belo Horizonte também estão novos túneis, 108 quilômetros de faixas adicionais e recuperação do pavimento.
A rodovia Fernão Dias tem quase 570 quilômetros de extensão e atravessas 33 municípios. Dados recentes da ANTT indicavam que apenas 53% do pavimento estavam em boas condições.