Atibaia é a 32ª cidade do Estado de São Paulo que mais gerou empregos em 1 ano

Dados mostram a cidade entre as 50 campeãs de empregos no Estado. É a única da região a aparecer no ranking.

 

O Atibaiense – da redação
Atibaia é considerada a 32ª cidade do Estado de São Paulo que mais gerou empregos em 12 meses. Município ainda aparece em 33º lugar entre as 50 campeãs de empregos em maio e em 34º no acumulado do ano. O Governo do Estado de São Paulo destacou no ranking apenas as 50 maiores geradoras de empregos. Nenhuma outra cidade da região aparece.
Além de se destacar na criação de postos de trabalho, Atibaia também tem sido destaque na região para quem quer empreender. O total de abertura de empresas vem crescendo ano a ano, mostrando a confiança dos investidores no município e também dos próprios moradores, que apostam na abertura do próprio negócio.
Os dados do Caged (Cadastro de Empregados e Desempregados)mostram que em maio Atibaia teve um saldo positivo de 267 vagas, com 2.559 admissões e 2.292 demissões. Entre janeiro e maio são 1.604 vagas no saldo, com 13.071 contratações e 11.467 desligamentos.
Esse resultado é melhor que de todas as outras cidades da região e melhor também que do mesmo período de 2024. Entre janeiro e maio do ano passado, foram 1.468 vagas no saldo. Com esses números, Atibaia apareceu no ranking das campeãs de empregos do Estado.

 

O setor que se destacou em maio foi a construção civil, com saldo de 128. A indústria ficou com 99 e serviços com saldo de 64 no m6es. A agropecuária foi responsável por 13 vagas do saldo. Já o comércio continua demitindo e foi responsável por saldo negativo de 37 vagas.
No ano, serviços lidera, com saldo de 805 vagas, seguido de indústria, com 452 e construção, com 422. Puxaram os números para baixo a agropecuária, com saldo negativo de 8 e o comércio, com -67 vagas. Atualmente, a cidade conta com 52.569 empregos formais.
A geração de empregos está relacionada com o cenário positivo na economia e outro fator que confirma esse crescimento é da criação de novas empresas. Atibaia é uma das cidades que mais abre empresas na região, ficando, no período de janeiro a maio, um pouco atrás de Bragança Paulista, mas superando a vizinha em maio.

 

De acordo com o Mapa de Empresas, plataforma do Governo Federal, Atibaia teve um total de 534 empresas abertas em maio. Dessas, 392 eram MEI (Microempreendedor Individual).
No ano, já são 2.604 empresas abertas, sendo 1.918 MEIs. Janeiro foi o campeão de aberturas, com 634 novas empresas. Em fevereiro foram 505, em março, 482 e, em abril, 449.
O prazo para a abertura e para o registro de uma empresa em Atibaia é baixo, ou seja, é rápido viabilizar uma nova empresa na cidade, o que também atrai quem quer investir em um novo negócio. Tanto para a abertura como para o registro o tempo médio é de 1 dia e 19 horas. Para efeito de comparação, Bragança Paulista leva 2 dias e 17 horas em média para a abertura de uma empresa e 2 dias e 4 horas para o registro.
A vizinha ficou à frente no total de empresas abertas de janeiro a maio, com 2.640 (36 a mais que Atibaia), mas há um número maior de MEIs, que foram 2.105. Ou seja, empresas com um porte um pouco maior ainda são maioria em Atibaia. Em maio, Bragança teve 485 empresas abertas, menor que o total de Atibaia.