Artistas de Atibaia participaram de festival de cinema em Portugal

O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa, recebeu de braços abertos e sentimento de irmandade o filme “A bola”, produzido aqui.

Na foto o protagonista Aldo Simões e a atriz Ísis Gonçalves, durante o festival de cinema de Portugal.

O Atibaiense – Da redação

Artistas de Atibaia e região participaram em junho de festival de cinema em Portugal, abrindo as portas para circuito internacional voltado à chamada “sétima arte”. O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa, recebeu de braços abertos e sentimento de irmandade o filme “A bola”, produzido aqui. Filmes de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde promoveram a “partilha de histórias, olhares e identidades que nos ligam através da língua, mas também da emoção e da criatividade”.

No elenco de “A Bola”, estão Aldo Simões, Isis Gonçalves, Cassiano Moreira, Thiego Torres, Bruno Brum, Tatiana Cruz, Miguel Lora, João Alberto, Sofia Iordanu e Júnior Rodrigues. Estes nomes ressoam bastante porque estão ligados principalmente a Atibaia e a Bragança. O jornal O Atibaiense conversou com a professora, atriz e musicista Ísis Gonçalves, que mora em Atibaia e foi diretora da EE Carlos José Ribeiro.

Pela sinopse do filme, a história é a vida de Deco, um homem com deficiência intelectual que vive com sua mãe idosa, Dona Cleide, em um bairro humilde de Atibaia. Deco encontra alegria em sua paixão pelo Corinthians e pelo jogador Zezeto. Morando em frente ao campinho de futebol, Deco sonha em jogar, mas sua mãe, temendo por sua segurança, o impede. Ele passa seus dias fazendo palavras cruzadas e ouvindo os jogos do outro lado da rua. A trama segue Deco em sua rotina diária, suas interações com os vizinhos, os frequentadores do campinho e sua mãe. Deco nutre aspirações de assistir a um jogo do Corinthians no estádio.

 

 

O curta “A Bola” foi dirigido e roteirizado por Filipe Rafaeli. A produção é de Cristiano Fukuyama, Mônica Saraiva e Sebástian Acevedo, com edição e montagem de Cristiano Fukuyama e colaboração audiovisual de Diógenes Miranda, de acordo com o site A Bola Conecta.

Ísis conviveu, durante o período do festival em Lisboa, com o elenco do filme e com figuras como o jurado César Meneghetti. O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa – FESTin é dedicado ao segmento audiovisual, cujo objetivo é “fomentar a difusão, a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa através da realização de um evento comprometido com a divulgação das diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presentes nestes países”.

Ao longo da sua trajetória, o festival já exibiu mais de 1.050 filmes — entre longas e curtas-metragens, documentários e animações — e recebeu mais de 740 convidados ilustres: realizadores, produtores, atores, atrizes e outras personalidades da cultura lusófona. As sessões e atividades do FESTin já foram vividas por mais de 112 mil espectadores, consolidando seu papel como agente de transformação cultural e social.