Élsie da Costa lança o livro “Ludodança – Arte da Dança na Infância” no Museu Municipal
Ludodança/ –/ A Arte da Dança na Infância, obra que reúne relatos, experiências e metodologias acumuladas por mais de quatro décadas de ensino de dança para crianças.
No próximo sábado, dia 19 de julho, a pesquisadora e coreógrafa Élsie da Costa lança o livro Ludodança/ –/ A Arte da Dança na Infância, obra que reúne relatos, experiências e metodologias acumuladas por mais de quatro décadas de ensino de dança para crianças.
O método, batizado pela própria autora de Ludodança, foi aprimorado em diversos espaços de Atibaia/ —/ sobretudo no Instituto Garatuja, do qual Élsie é também fundadora. O objetivo do livro é compartilhar com educadores e apaixonados pela arte da dança suas investigações sobre a propriocepção infantil, ressaltando o lúdico e o imaginário como ferramentas pedagógicas essenciais.
Profundamente envolvida na história da dança em Atibaia, Élsieda Costa também se destaca como pesquisadora da cultura popular, com ênfase no estudo das congadas do município, interesse despertado pela riqueza coreográfica dessas manifestações centenárias.
A publicação integra o projeto: “Metodologias e Formação na Dança, Artes Plásticas e Artes Cênicas no PC IAC Garatuja”, contemplada pela Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.Neste projetos vários profissionais estiveram envolvidos, tanto nas técnicas de dança como na cultura das tradições brasileiras, percussão, artes e formação para educadores como, Thais Magalhães e a própria Élsie M da Costa (dança clássica), Silvia Masulo (inclusão), Taiana Ferraz e Keo dos Santos (dança contemporânea), Élsie da Costa e Yasmim Buttes (Balé e Ludodança), Mayara Pinzan (sapateado infanto juvenil), Alika (saúde da mulher), Vitor Zago (percussão), Heri Teófilo, do grupo Malungos do Baque (maracatu), Marcio Zago (artes).
As ações do projeto foram dedicadas a crianças, jovens, formadores e educadores que buscaram aprimorar suas práticas pedagógicas.O evento acontecerá dia 19de julho, sábado, às 14h, no Museu Municipal João Batista Conti.
Governo do Estado de São Paulo
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
Governo Federal – Ministério da Cultura
Lei Paulo Gustavo
#LeiPauloGustavoSP
#tudoviracultsp



