Um mediador que troca experiências e compartilha conhecimentos em nível internacional
Coincidência ou não, estava me perguntando sobre as atividades recentes do dr. Alexandre Augusto Fiori Tella, colaborador do CEJUSC Atibaia e também incentivador desta coluna do jornal O Atibaiense, quando me deparei com posts seus no Facebook. Formado pela PUC-Campinas e com formação acadêmica em resolução de conflitos na Universidade do Missouri, Estados Unidos, ele mora em Orlando e trabalha em Miami. Em 2024, Tella teve seu green card aprovado, “graças ao trabalho impecável do Dr. Mark Morais e sua equipe do Mark Morais Law Firm. Sou imensamente grato pelo profissionalismo e por todo o apoio”.
Na área de publicações acadêmicas, publicou mais um capítulo de livro, em conjunto com Adolfo Braga Neto e a convite de Juliana Della Valle Biolchi. Também a convite de Adolfo Braga Neto, foi convidado a ministrar aula no IMAB (Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil) sobre Mediação Antecedente em Processos de Insolvência Empresarial. “É sempre muito bom trocar experiências e poder compartilhar conhecimentos sobre resolução de conflitos em tema tão relevante para o cenário empresarial. Foi uma grande satisfação estar ao lado de profissionais que admiro e que contribuem tanto para a evolução da mediação no Brasil: Agenor Lisot, Caio C. Infantini, Flavio F. Prado, Maria Rita Neder e Sandra Bayer”.
Segundo o advogado, “a mediação tem papel fundamental na reestruturação de empresas e na busca por soluções eficazes para todos os envolvidos. Seguimos fortalecendo essa prática”. Seguindo sua trajetória, ele ministrou aula no curso de Mediação e Recuperação Judicial e Extrajudicial de Empresas, ao lado de Leandro Rennó, organizado pela Algi Mediação, Instituto D’accord e IMAB. Na mediação propriamente dita, participou da Task Force do IMAB ao lado de profissionais da área de resolução de conflitos e acompanhou mediações nos EUA. “Fiquei impressionado com a participação ativa do mediador e a eficácia da mediação avaliativa, que apresentou taxas de 75% de acordos nos casos mediados – uma experiência enriquecedora e inspiradora”.
Tella concluiu no ano passado mais uma etapa em seu doutorado e recebeu a aprovação de sua proposta de tese. “Sou imensamente grato à minha orientadora, Drª Pilar Mendoza, e aos integrantes do comitê (Drs. Jennifer Fellabaum-Toston, Emily Crawford e Rafael Gely) por todo o suporte e orientação”. No campo social, reencontrou amigos e parentes no Brasil e acolheu visitas especiais nos EUA. “Até ganhei uma medalha de prata em torneio de beach tennis em Toronto, no Canadá, jogando em dupla com a melhor parceira que eu poderia ter: minha esposa. Minha filha graduou-se na University of South Florida e já está estudando e empreendendo em uma nova área: Bakery and Pastry. Meu filho continua voando alto na universidade, onde atua como instrutor/examinador de voo e professor universitário. E minha esposa brilhou, trabalhando na área de compliance em instituição financeira”.
Além de tudo isso, Tella incluiu em seu currículo nova experiência profissional, começando a trabalhar como Client Relations Associate no Mark Morais Law Firm, P.A. Em outras palavras, temos um correspondente jurídico, de altíssimo nível, nos States.