Sebrae-SP apresenta histórico de trabalho desenvolvido na cidade e projetos de empreendedorismo

Iniciativas englobam diversas áreas de atuação, a fim de ajudar o setor de desenvolvimento econômico local.

Integrantes do escritório de Guarulhos do Sebrae-SP estiveram reunidos, na última quarta-feira (22), com o prefeito, vice-prefeito e secretários municipais de Atibaia em uma Oficina de Planejamento Participativo (OPP), no Fórum da Cidadania. O intuito foi mostrar o histórico de trabalho desenvolvido nos últimos anos pela entidade no município, além de pensar em ações para a cidade para os próximos quatro anos, com o objetivo de ajudar o setor de desenvolvimento econômico e empreendedorismo da cidade.

No encontro, foram apresentadas as principais iniciativas de apoio ao empresariado que possam atender os projetos estruturais da administração pública. A equipe falou sobre o programa “Cidade Empreendedora”, que visa apoiar as prefeituras na implementação de estratégias de fortalecimento ao desenvolvimento socioeconômico local. A partir isso, os participantes indicaram ações que consideram prioritárias para o município, como melhorias no sistema interno, fomento à economia criativa e atendimento humanizado.

O programa abrange 10 eixos: gestão e políticas públicas; lideranças locais e governança; simplificação; sala do empreendedor; compras públicas e acesso à crédito; empreendedorismo na escola, inclusão socioprodutiva; identidade, vocações e mercado; inovação e resiliência climática e sustentabilidade.

 

Sebrae-SP em Atibaia

A cidade conta com duas unidades dos postos Sebrae Aqui: uma no Centro e outra no Jardim Imperial. Entre 2021 e 2024, o Sebrae-SP realizou 39,3 mil atendimentos em Atibaia, o que resultou em um aumento médio de 27,2% na produtividade e de 18,1% no faturamento dos negócios atendidos. Os atendimentos incluem participação em cursos, palestras, rodadas de negócios, formalização do MEI, entre outras atividades. Para isso, o Sebrae-SP investiu R$ 4,8 milhões no município.

 

Micro e pequenas empresas

Durante o evento, o gerente regional do Sebrae-SP Sérgio Gromik ressaltou a importância das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e o papel crucial do poder executivo no sucesso de iniciativas como o Cidade Empreendedora. “As MPEs são responsáveis por um terço do PIB do país. Elas representam 99% das empresas formalmente constituídas no Brasil e são responsáveis por 51% da ocupação dos postos de trabalho formal. Para se ter uma ideia, no ano passado, as pequenas empresas foram responsáveis por mais de 70% do total de postos de trabalho gerados”, afirmou.

A Prefeitura de Atibaia tem a premissa de desenvolver o setor de Desenvolvimento Econômico, estabelecendo políticas de apoio à capacitação profissional e ao empreendedorismo, e continuará trabalhando em parceria com o Sebrae-SP para oferecer os serviços e apoio à população, de modo que possam alavancar seus negócios, ser competitivos no mercado e gerar renda.