Filme “Leão e Fantasma da Bragantina” – História e Memórias do Jarinu Futebol Clube
O filme homenageia os fundadores do Jarinu Futebol Clube, criado em 1953
O documentário Leão e Fantasma da Bragantina – História e Memórias do JFC busca resgatar e preservar a memória de um clube, seus jogadores e o “espírito” do futebol, como esporte, entretenimento e elo de conexão dos cidadãos da pequena Jarinu, constituída inicialmente por imigrantes italianos e que se emancipou em 1949, depois de pertencer a Atibaia.
O filme homenageia os fundadores do Jarinu Futebol Clube, criado em 1953, o Trio de Ferro, composto pelos irmãos bons de bola, Flavio, Luiz e Eclair Bernucci, respectivamente pai e tios da diretora e roteirista Tânia Bernucci, e outros personagens, como o padeiro Dero, que ajudou a criar um time feminino no final da década de 70.
Durante o processo de pesquisa e das 15 entrevistas que compõem o documentário, algumas surpresas: Tânia descobriu 40 crônicas e notas esportivas escritas por seu pai, de 1953 a 56, para o jornal O Atibaiense, principal veículo de comunicação da região. As crônicas, que fazem parte do acervo do Museu João Batista Conti, de Atibaia, serão objeto de uma exposição na Secretaria Municipal de Cultura de Jarinu, em março.
Com duração de 30 minutos, o filme foi realizado com os recursos da Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura de janeiro a dezembro de 2024.
Para assistir, é só clicar no link: https://drive.google.com/file/d/1BdCytXV1mxX5obP-2dIZmFwggy6Xe-pp/view?usp=drive_link
Ficha Técnica:
Roteiro e direção – Tânia Bernucci
Captação de imagens – Luiz Di Bella
Edição e montagem – Arthur Barducco
Identidade visual – Helena Garcia Lopes Bernucci Ramos
Composição e execução do hino do JFC – Fernando Bernucci e Celso Garcia
Execução do hino na versão melodiosa: Sonia Silva (piano) e Daniel Müller (acordeon)